Trump fala em injeção de desinfetante contra coronavírus

Especialistas repudiaram uma fala do presidente dos Estados Unidos e alertaram que a declaração vai contra qualquer evidência científica, além de ser muito perigosa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Especialistas repudiaram nesta sexta-feira (24) uma fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugeria a injeção de desinfetante para o tratamento de pacientes com Covid-19. Eles alertaram que a declaração vai contra qualquer evidência científica e é muito perigosa.

Na quinta-feira (23), Trump disse em entrevista coletiva na Casa Branca que uma "limpeza interna" poderia ser feita nos doentes. A fala veio depois que ele foi informado de que o coronavírus pode ser neutralizado rapidamente com desinfetantes.

"Eu vi que o desinfetante dá um nocaute (no coronavírus) em um minuto. Um minuto. Talvez seja possível, talvez não seja. Eu não sou médico." – Donald Trump, presidente dos EUA

Trump entendeu que um tratamento poderia ser implementado após as conclusões do estudo do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, que apontou que o vírus Sars-Cov-2 tinha baixa resistência ao produto, mas também ao calor, à luz e à umidade.

foto: Olivier Douliery_AFP

​​​​​​​​​​​​​​​​

Injeção é perigosa

"A ideia de injetar no corpo ou ingerir qualquer tipo de limpador é irresponsável e perigosa", disse o médico Vin Gupta à rede NBC.

O pneumologista e especialista em cuidados intensivos reforçou que este método pode ser fatal. Nas redes sociais, médicos e cientistas criticaram os comentários do presidente norte-americano.

Um centro de pesquisa francês ironizou a fala de Trump e enfatizou que os métodos sugeridos pelo presidente dos EUA matam o vírus e os pacientes.

"O presidente Donald Trump se pergunta sobre o uso de desinfetantes e luz ultravioleta para matar o Sars-Cov-2 (e pacientes). Da mesma forma, sugerimos que a autoimolação pode ser uma alternativa útil", publicou o centro Marseille Immunopole.

Em nota, a Casa Branca defendeu que o presidente Trump instrui aos cidadãos procurarem médicos para se informar sobre tratamentos da Covid-19. A presidência disse ainda que ele enfatizou esse posicionamento na coletiva de quinta e que as "manchetes negativas" são de responsabilidade da mídia e que as falas do mandatário foram usadas "fora de contexto".

O presidente americano, Donald Trump, minimizou suas declarações sobre o uso de injeções de desinfetante para combater o novo coronavírus.

Trump disse que foi sarcástico quando sugeriu que as pessoas poderiam tentar a injeção do produto. "Eu estava fazendo uma pergunta sarcástica a repórteres como você, apenas para ver o que aconteceria", disse a jornalistas na Casa Branca.

Os EUA são o país com maior número de casos de Covid-19 no mundo, até às 10h30 de sexta, foram mais de 869 mil casos confirmados de coronavírus e ao menos 49 mil mortes, segundo o levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES