Um ano após início da vacinação, THE tem quase 100% da população imunizada

A capital do Piauí tem uns dos melhores índices de vacinação do país na população a partir dos 12 anos

Teresina comemora um ano de vacinação Covid com quase 100% da população imunizada | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina completa um ano de vacinação contra a Covid-19, nesta quarta-feira (19), com 99,87% de cobertura da população imunizada com a primeira dose, equivalente a 730.077 doses aplicadas. A capital do Piauí tem uns dos melhores índices de vacinação do país na população a partir dos 12 anos.

Com as duas doses ou dose única são 90,78% com 663.646 doses aplicadas em Teresina. Com reforço e dose adicional são 140.589 doses aplicadas e somente a dose de reforço a cobertura é de 19,23%. Teresina iniciou ontem (18) a vacina das crianças de 5 a 11 anos.

A capital do Piauí tem uns dos melhores índices de vacinação do país na população a partir dos 12 anos - Foto: Ascom

A Fundação Municipal de Saúde iniciou a vacinação dia 19 de janeiro de 2021 com os profissionais de saúde que, à época, atuavam na urgência do Hospital da Primavera e com os idosos do abrigo Frederico Ozanam, zona Norte, com um total de 281 pessoas. O prefeito de Teresina Dr. Pessoa e o presidente da FMS Gilberto Albuquerque acompanharam a vacinação nesses locais.

Ao longo de um ano teve aumento significativo de casos, mas com o avanço da vacinação houve uma redução dos casos graves e mortes. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, avalia que é o resultado esperado com a vacinação e com as ações implementadas de enfrentamento da pandemia. “Em Teresina cumprimos o Plano Nacional de Imunização e atualmente temos dados excelentes da cobertura vacinal, da redução de casos graves da doença e de mortes. Executamos a vacinação, reorganizamos a rede hospitalar com leitos de UTI e enfermarias específicos para Covid, temos as UBS Covid funcionando todos os dias da semana e nesse mês de janeiro implementamos e colocamos para funcionar cinco centros de testagem. São muitos os esforços para que a população seja atendida “ diz.

Imunizada no primeiro dia da vacinação em Teresina, a médica do Hospital da Primavera, Janainna Sammia de Almeida Moura, reafirma e orienta para os pacientes que as vacinas desde que foram criadas revolucionaram a saúde pública. “As vacinas promoveram o controle de inúmeras patologias e evitaram muitas mortes, com a Covid acontece o mesmo, precisamos seguir todas as recomendações sobre o esquema vacinal para que possamos continuar avançando e controlarmos de fato a pandemia”, analisa.

A Fundação Municipal de Saúde iniciou a vacinação dia 19 de janeiro de 2021 com os profissionais de saúde - Foto: Ascom

“Já estamos vendo o resultado na diminuição de casos graves e mortes, isso porque avançamos na vacinação e isso pode melhorar mais ainda se todos completarem seu esquema vacinal”, recomenda a médica.

Quem foi imunizado no primeiro dia da vacinação em Teresina foi o enfermeiro Clebson Ferreira Lima, que trabalha no Hospital da Primavera. “Tenho todo o esquema vacinal completo e desde então não tive nenhuma condição gripal. Continuo com os cuidados usando máscara, evito aglomeração, higiene das mãos, todos da minha residência se vacinaram contra a Covid e nenhum adoeceu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES