Usar máscara realmente funciona para se proteger do coronavírus? - As máscaras cirúrgicas podem prevenir algum tipo de doença?

Nos últimos dias, os telejornais e portais de notícias da web não falam de outro assunto senão a epidemia de pneumonia por conta do novo coronavírus. - As máscaras cirúrgicas podem prevenir algum tipo de doença?

Slide 3 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As máscaras cirúrgicas podem prevenir algum tipo de doença?

Os estudos sobre a eficácia das máscaras faciais na prevenção de doenças são inconclusivos, em grande parte porque muitas dessas pesquisas foram realizadas apenas entre profissionais da saúde em seus respectivos locais de trabalho. Ainda assim, esses estudos descobriram que, em geral, se os profissionais de saúde usarem máscaras, o risco de espalhar doenças ao lidar com pacientes infectados tende a ser reduzido. O problema é que isso não é o que sempre acontece com vários tipos de vírus.

Basicamente, as máscaras cirúrgicas comuns, que costumam ser finas e relativamente frágeis, são especialmente destinadas aos cirurgiões, pois esses produtos fazem um bom trabalho ao impedir que patógenos do nariz e da boca do médico entrem contato com o campo cirúrgico. No entanto, elas não conseguem promover o mesmo efeito quando se trata de um agente viral como o novo coronavírus.

De fato, em alguns países asiáticos, como Japão e China, não é incomum ver pessoas usando máscaras cirúrgicas em público para proteger contra patógenos e poluição. Embora elas até possam ser úteis contra certos agentes externos, essas máscaras não ajudam muito no contexto de um vírus, pois elas não são projetadas para impedir a entrada de partículas virais e não costumam ficar tão bem ajustadas ao redor do nariz e das bochechas como um respirador N95. 

Em outras palavras, as máscaras cirúrgicas comuns até poderiam ter alguma utilidade na prevenção de certas doenças, mas o seu efeito contra partículas virais tende a ser muito modesto. Além disso, o próprio Dr. William Schaffner observou que algumas pessoas usam máscaras cirúrgicas porque estão doentes de resfriado ou gripe e não querem que outras pessoas fiquem doentes. No entanto, quando se está doente, é melhor não ir para áreas públicas. Ficar em casa é sempre o melhor, tanto para o paciente quanto para as pessoas ao redor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES