Vacina contra coronavírus não deve ser criada em menos de um ano

Representantes da indústria farmacêutica dizem que prazo para medicamento ser desenvolvido, no melhor dos cenários, é de 12 meses

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indústria farmacêutica prevê que uma vacina contra o novo coronavírus - que concentra esforços de muitas empresas simultaneamente em diferentes partes do mundo - não poderá ser desenvolvida e comercializada antes de um ano, no melhor dos cenários. As informações são do R7.

"Nossa estimativa é que levará pelo menos de 12 a 18 meses até que uma vacina esteja disponível no mercado", disse na quinta-feira (19) o vice-presidente executivo da Sanofi Pasteur, David Loew, em entrevista coletiva por teleconferência.

De acordo com o executivo, "há uma (vacina) candidata na fase um dos testes clínicos e várias outras perto desse ponto".

"Podemos tentar ir muito rápido, trabalhar com as autoridades reguladoras para reduzir o prazo, mas não podemos sacrificar os requisitos de segurança e eficácia, porque as vacinas têm de ser injetadas em pessoas saudáveis", advertiu.

O vice-presidente e cientista-chefe da Johnson & Johnson Pharmaceuticals, Paul Stoffels, confirmou que "12 a 18 meses é o mínimo necessário" para que uma vacina esteja disponível, um esforço que aproveitará todo o conhecimento adquirido em pesquisas recentes para encontrar uma vacina contra o ebola e a zika.

Por sua vez, David Ricks, presidente da Eli Lilly, enfatizou que é preciso ter prudência com os testes. "Não podemos fazer concessões em questões como segurança e eficácia, porque isso também pode fazer com que as pessoas percam a confiança em outras vacinas", disse.

Os três e outros executivos de grandes empresas farmacêuticas participaram da entrevista à distância organizada, em Genebra, pela IFPMA (Federação Internacional das Associações de Fabricantes de Produtos Farmacêuticos).

O presidente da entidade, Thomas Cueni, afirmou nunca ter visto um esforço tão grande por parte de empresas farmacêuticas, de biotecnologia, pesquisadores acadêmicos e agências reguladoras para fazer com que os estudos sobre medicamentos e vacinas contra o coronavírus fossem aprovados em questão de dias - o processo normalmente leva meses em tempos normais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES