Vacina de Oxford:cientistas anunciam testes em crianças e adolescentes

Este será o primeiro estudo para avaliar a segurança e a resposta imune nesta faixa etária.

vacina | Reproduçaõ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (13), a Universidade de Oxford anunciou que irá começar os estudos de fase 2 da vacina ChAdOx1 nCoV-19 em crianças e adolescentes. Será o primeiro estudo do imunizante nesta população.

Nesta etapa de testes, os pesquisadores irão avaliar a segurança e as respostas imunológicas em pessoas de 6 a 17 anos; O ensaio será randomizado, com a escolha aleatória de quais voluntários irão receber a vacina da Covid-19 e quais receberão uma vacina contra a meningite, que tem efeitos colaterais similares, como dor no braço;

Vacina Oxforto (Foto: reprodução)

Deverão se inscrever 300 participantes, sendo que 240 deverão receber a vacina de Oxford/ AstraZeneca.

Os estudos das vacinas contra a Covid-19 em crianças e jovens adultos foram deixados inicialmente em segundo plano pelas farmacêuticas e universidades porque o grupo é o que tem o menor risco de morte devido à infecção pelo coronavírus.

Andrew Pollard, diretor do Grupo de Vacinas de Oxford, diz que "embora a maioria das crianças não seja relativamente afetada pelo coronavírus e é improvável que fique doente devido à infecção, é importante estabelecer qual é a segurança e a resposta imunológica" nesta faixa etária.

Pediatra e cientista no Grupo de Vacinas de Oxford, Rinn Song afirma que apesar da resistência das crianças e jovens ao coronavírus, eles também foram afetados no último ano de pandemia.

"A pandemia da Covid-19 teve um impacto negativo profundo na educação, no desenvolvimento social e no bem-estar emocional de crianças e adolescentes (...). Portanto, é importante coletar dados sobre a segurança e de resposta imune também nessas faixas etárias, para que elas possam se beneficiar no futuro".

De acordo com os pesquisadores, os testes deverão iniciar ainda em fevereiro. A pesquisa será financiada pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde do Reino Unido e pela AstraZeneca, farmacêutica que desenvolveu a vacina junta à Universidade de Oxford. Após o encerramento da fase 2, os pesquisadores realizarão o ensaio de fase 3, que avaliará a eficácia do imunizante nesta faixa etária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES