Vacina: Reino Unido diz ter certeza do elo da Rússia com hackers

Embaixador russo em Londres, Andrei Kelin, negou acusações

Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, declarou neste domingo (19) que está "absolutamente seguro" do envolvimento da Rússia em ataques cibernéticos para roubar dados sobre uma vacina contra o coronavírus. Reino Unido, Estados Unidos e Canadá acusaram na quinta-feira (16) um grupo de hackers russos, operando "quase certamente no âmbito dos serviços de inteligência russos", de atacar organizações britânicas, canadenses e americanas para roubar os resultados de sua pesquisa sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o Sars-Cov-2.

Voluntário recebe dose de vacina contra Covid-19 - Foto: AP Photo

"Estamos absolutamente certos de que as agências de inteligência russas se envolveram em um ataque cibernético (...) para sabotar ou tirar proveito da pesquisa e desenvolvimento" de uma vacina, disse Raab à emissora Sky News.

"No momento em que o mundo está se unindo para tentar conter a Covid-19, especialmente para encontrar uma solução global de uma vacina, acho que é um tanto escandaloso e repreensível que o governo russo se envolva nessas atividades", acrescentou.

"Vamos responsabilizar a Rússia e trabalhar para tornar o mundo consciente da natureza de seus atos nefastos", enfatizou.

Moscou nega

As acusações foram rejeitadas pelo embaixador russo em Londres, Andrei Kelin. Para ele, é impossível atribuir atos de pirataria informática a um país específico.

"Não acredito nessa história, não tem absolutamente nenhuma importância", disse ele em entrevista à BBC neste domingo, acrescentando que ouviu pela primeira vez sobre esses hackers na mídia britânica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES