Vacina Sputnik no Brasil:perguntas e respostas sobre produção e acordo

Ministério da Saúde mostrou interesse em comprar 10 milhões de doses da vacina russa. Imunizante ainda não obteve da Anvisa a aprovação do pedido de uso emergencial.

Profissional de saúde segura frasco da vacina Sputnik V em Moscou, na Rússia, no dia 18 de janeiro. | Foto: Shamil Zhumatov/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A revista científica "The Lancet" publicou que os estudos mostram uma taxa de eficácia de 91,6% para a vacina Sputnik V. O imunizante já está sendo aplicado em outros países, mas ainda não obteve a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que já sabemos sobre a vacina russa? Veja abaixo 8 perguntas e respostas sobre o assunto.

  • Quais acordos já estão fechados para a Sputnik no Brasil?
  • Há diferença na forma de atuação no Brasil – testes, acordo e pedido de registro – entre a Sputnik e as vacinas da AstraZeneca e a CoronaVac?
  • O modelo adotado pela União Química vai tornar o Brasil independente na produção, sem necessidade de importação de insumos e material?
  • O que se sabe sobre a segurança e a eficácia da vacina?
  • A temperatura de armazenamento da vacina é um problema logístico ou entrave para a aprovação?
  • O Ministério da Saúde já se posicionou se deve incluir a vacina russa no PNI?
  • O Brasil já aprovou o registro da vacina?
  • A Sputnik é o mesmo tipo de vacina que a de Oxford e a CoronaVac? Há diferença?

Profissional de saúde segura frasco da vacina Sputnik V em Moscou, na Rússia, no dia 18 de janeiro. — Foto: Shamil Zhumatov/Reuters 

1. Quais acordos já estão fechados para a Sputnik no Brasil?

A União Química anunciou no final de novembro de 2020 um acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para produzir a vacina Sputnik V. Este é o único acordo realmente firmado entre uma farmacêutica e os responsáveis pelo imunizante na Rússia.

Antes disso, o governo do Paraná já havia anunciado um acordo para importação da tecnologia – ou da vacina pronta – em agosto. As tratativas, no entanto, não avançaram.

2. Há diferença na forma de atuação no Brasil – testes, acordo e pedido de registro – entre a Sputnik e as vacinas da AstraZeneca e a CoronaVac?

A diferença está no fato de que, tanto a AstraZeneca quanto a CoronaVac, tiveram testes de fase 3 em voluntários brasileiros.

Até o começo de fevereiro, o guia da Anvisa que estabelece as regras do pedido emergencial às empresas/instituições exigia que realização de estudos clínicos (em humanos) no Brasil.

O entrave foi resolvido na quarta-feira (3), quando a Anvisa flexibilizou o critério e apontou que, a partir da agora, irá exigir "preferencialmente" estudos de fase 3 em voluntários brasileiros.

Com relação aos acordos firmados, a Sputnik é a única entre as três vacinas que tem o contrato entre o desenvolvedor e uma empresa. A AstraZeneca e a CoronaVac são produzidas por institutos ligados ao governo federal e estadual, respectivamente.

CoronaVac e AstraZeneca já receberam o aval da Anvisa para o uso emergencial. A Sputnik chegou a pedir, mas antes do ajuste das regras feito pela Anvisa. Uma nova solicitação precisa ser feita à agência reguladora.

A transferência de tecnologia e a produção dentro do Brasil é um ponto em comum entre as três. A CoronaVac já começou. A AstraZeneca aguarda a transferência total – assim como a Sputnik - e também a importação de insumos.

3. O modelo adotado pela União Química vai tornar o Brasil independente na produção, sem necessidade de importação de insumos e material?

Segundo Miguel Giudicissi Filho, diretor científico da União Química, após a finalização da transferência tecnológica para o Brasil, os insumos e o material não precisarão ser importados. Ele garante que a produção será independente da Rússia.

O diretor explica que a fábrica em Brasília já começou a fazer a produção da vacina, mas em forma de teste. Os especialistas e funcionários que farão parte da produção estão em treinamento.

"A transferência deste nível de tecnologia exige um treinamento de pessoal. Todo o conhecimento já foi transferido, recebemos todas as informações, mas ainda não temos a segurança. Precisamos fazer isso. Acreditamos que entre maio e junho nós já devemos estar trabalhando com uma capacidade de 8 milhões de doses por mês. O problema não é [importação] de material. Não tem nenhuma dificuldade. O problema é capacidade produtiva", explicou.

4. O que se sabe sobre a segurança e a eficácia da vacina?

Na terça-feira (2), a revista científica “The Lancet” publicou resultados preliminares dos estudos clínicos da vacina, que apontaram uma eficácia de 91,6% contra a Covid-19. A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2 mil adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% neste grupo. Ela também foi bem tolerada nessa faixa etária.

Também no mesmo estudo, a vacina se mostrou segura: nenhum efeito colateral sério foi associado à vacinação, e a maioria dos eventos adversos relatados foram leves – incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, dor no local da injeção e fraqueza ou baixa energia.

5. A temperatura de armazenamento da vacina é um problema logístico ou entrave para a aprovação?

Inicialmente, durante a análise dos documentos enviados pela União Química para a Anvisa, um desencontro de informações deixou em dúvida se a vacina divulgada em testes na Rússia seria a mesma disponível para o Brasil.

Isso por que, segundo o estudo publicado na 'The Lancet', a vacina foi armazenada em forma líquida a uma temperatura de –18ºC. Ela não foi testada na forma liofilizada (desidratada em baixas temperaturas) ou em outra forma de armazenamento.

Em seguida, a União Química esclareceu que se trata da mesma vacina: a temperatura de -18ºC é a de transporte e armazenamento. Porém, durante a vacinação, a vacina pode ser mantida entre 2ºC a 8ºC.

"A vacina pode ser mantida entre 2ºC a 8ºC por um período curto durante a vacinação", explicou Giudicissi.

Além disso, a empresa também disse que a temperatura de -18ºC não oferece desafios, já que pode ser armazenada em um freezer normal.

"A temperatura de -18° é de freezer, não pode confundir com ultra freezer da vacina da Pfizer que é -70°C".

6. O Ministério da Saúde já se posicionou se deve incluir a vacina russa no PNI?

Por enquanto, o ministério tem interesse em comprar 10 milhões de doses da vacina e, caso o acordo seja concretizado, elas serão distribuídas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Para fechar o pagamento dos imunizantes, o governo aguarda o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se haverá a liberação do uso emergencial da vacina. O governo disse, ainda, que precisa considerar o preço "competitivo".

7. O Brasil já aprovou o registro da vacina?

Não. A Anvisa chegou a receber apenas um pedido de uso emergencial, que foi devolvido à União Química. Por enquanto, não há um pedido de registro definitivo da vacina russa.

8. A Sputnik é o mesmo tipo de vacina que a de Oxford e a CoronaVac? Há diferença?

A diferença maior está entre a CoronaVac e as outras duas vacinas. A CoronaVac é uma vacina com o vírus inativado. Já as vacinas de Oxford e a Sputnik são de vetor viral. Veja abaixo:

  • Vacinas inativadas: são compostas pelo vírus morto ou por partes dele. Esses vírus não conseguem nos deixar doentes, mas isso é suficiente para gerar uma resposta imune e criar no nosso organismo uma memória de como nos defender contra uma ameaça. A tecnologia é bastante tradicional e foi desenvolvida há cerca de 70 anos.
  • Vetor viral: é produzida a partir de uma versão enfraquecida de um adenovírus (no caso da Sputnik são dois deles) – e que não causa doença em humanos. A esse imunizante é adicionado o material genético usado na produção da proteína "spike" do Sars-CoV-2 (a que ele usa para invadir células), induzindo os anticorpos.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES