Ventilar ambientes ou higienizar as compras? Veja o mais eficaz

Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos reconhece como baixo o risco de transmissão por contato com superfícies

Ventilar os ambientes é muito importante para evitar o risco de transmissão aérea | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia do novo coronavírus acentuou o TOC de muita gente, que passou a higienizar  todas as suas compras freneticamente, não se separar do álcool gel, evitar delivery, lavar o cabelo várias vezes ao dia e trocar de roupa a cada momento em que saísse de casa.

Você se identificou com esse comportamento? Saiba então que, mais importante que limpar as superfícies de contato, é ventilar os ambientes.

Isso porque, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), agência de saúde pública dos Estados Unidos, a chance de o contato de uma pessoa com uma superfície contaminada pelo coronavírus resultar em uma infecção é menor que 1 em 10 mil.

Ventilar o ambiente é mais eficaz que limpar as compras do supermercado 

Essa é uma constatação que alguns pesquisadores vêm afirmando desde o ano passado e, agora, foi atualizada pela agência, que reconheceu como baixo o risco de transmissão por superfícies.

"É possível que as pessoas sejam infectadas pelo contato com superfícies ou objetos contaminados, mas o risco é geralmente considerado baixo."

RISCO DE TRANSMISSÃO AÉREA

Se comparado ao risco de transmissão com contato direto, transmissão por gotículas ou transmissão aérea, o risco de transmissão do SARS-CoV-2 por superfície "é considerado baixo.

Já o risco de transmissão aérea está diretamente relacionado a fatores como ventilação, quantidade de pessoas no mesmo ambiente, tempo de exposição e uso de máscaras.

Para a  epidemiologista Adélia Marçal dos Santos, especialista na dinâmica de transmissão de doenças infecciosas e professora de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a dificuldade de admitir a transmissão aérea do vírus dificultou a contenção da doença

Ventilar os ambientes é muito importante para evitar o risco de transmissão aérea 

 DEBATE

A atualização da agência dos EUA abriu um debate sobre a importância da higienização de superfícies e compras quando comparadas a outras medidas preventivas, já que, pelo comportamento da população, há um foco na limpeza das superfícies, enquanto cuidados pela transmissão do ar sempre ficaram em segundo plano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES