Vizinhos se reúnem para lavar ruas em Manaus como medida contra Covid

Os moradores também distribuíram cerca de 200 frascos de álcool em gel de 350ml e 300 máscaras reutilizáveis para a comunidade.

Avalie a matéria:
Vizinhos se reúnem para lavar ruas em Manaus como medida contra Covid | Amanda Bulcão/Rede Amazônica
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores do bairro Betânia, em Manaus, se reuniram na manhã deste domingo (17) para realizar a higienização de ruas em uma tentativa desesperada de conter o avanço do contágio de Covid-19. Cerca de 20 moradores da região participaram da atividade, que é realizada pela segunda vez - a primeira foi em 2020, no primeiro pico da Covid-19. Informações do G1.

De acordo com o líder comunitário Antônio Sena, a população pretende fazer a higienização em várias ruas do bairro: “A gente quer fazer isso em todo o bairro da Betânia, mas para isso a gente precisa de caminhões pipa e contamos com a ajuda do poder público.” 

Neste domingo, os vizinhos fizeram uma força tarefa para lavar a rua Armando Barbudo e os becos Salustiano 1 e 2. Os moradores utilizaram água, sabão em pó, cloro e água sanitária. Também distribuíram cerca de 200 frascos de álcool em gel de 350ml e 300 máscaras reutilizáveis para a comunidade.

Vizinhos reunidos para lavar ruas em Manaus — Foto: Amanda Bulcão/Rede Amazônica

Moradora do bairro há 34 anos, a dona de casa Maria Neide Santiago, de 54 anos, conta que perdeu dois familiares vítimas de Covid-19 e por isso resolveu ajudar a comunidade: “É muito difícil perder alguém, muito doloroso. Eu estou ajudando a comunidade para que gente se livre logo desse vírus”. 

Caos na saúde

O Amazonas registrou 50 mortes por Covid-19 e 2.856 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Com outros 30 óbitos confirmados após investigação, o total de vidas perdidas chegou a 6.123. O número de infectados desde o começo da pandemia é de 229.367.

O estado enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio em hospitais de Manaus, que estão lotados por conta do aumento recorde de internações por Covid. Com o caos na Saúde, pacientes começaram a ser levados a outros estados.

Parentes de pacientes hospitalizados fazem fila para comprar oxigênio (Foto: BRUNO KELLY / REUTERS)

O fechamento do comércio não-essencial no Amazonas está prorrogado até o dia 31 de janeiro, informou o governador Wilson Lima. O decreto que proibiu as atividades por 15 dias começou a valer no dia 2 de janeiro, após determinação da Justiça. Por conta de um novo surto da Covid-19, o governo também decretou toque de recolher no Amazonas, de 19h às 6h.

Em 2020, a população do Amazonas atingiu 4.207.714 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo do estado informou que, na primeira fase na vacinação, 1.154.504 pessoas de grupos prioritários devem ser imunizadas. A meta é vacinar 95% (1.096.778).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES