Wellington Dias indica que os Estados vão tentar comprar vacinas

Controvérsias em relação a campanha de vacinação seguem preocupando os governadores

Wellington Dias indica que os Estados vão tentar comprar vacinas | Apoliana Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As controvérsias que envolvem o Plano Nacional de Vacinação têm deixado os líderes estaduais preocupados com a situação epidemiológica, nisto, o presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), sinalizou na sexta (19) que os governadores vão tentar comprar vacinas para complementar as doses previstas pelo Ministério da Saúde.

O indicativo expõe a irritação dos líderes com Eduardo Pazuello, ao tempo em que a ingerência e incompetência do ministro no trato com a pandemia ficam cada vez mais evidentes. "Entramos em campo para transformar as propostas de Memorando de Opção de Compra em contrato de compra de quem puder fornecer mais vacinas para o Brasil, pelas regras do Plano Nacional de Imunização, e vamos procurar o setor privado, embaixadas, quem puder ajudar", apontou Dias.

Coordenando a temática vacina no Fórum dos Governadores do Brasil, Wellington Dias reverberou em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo que a compra de vacina pelos governos estaduais está em fase de negociação e o grupo está sendo formado. Sobre tal questão, vale sinalizar que o Piauí é um dos Estados que assina a ADI que busca facilitar a aprovação da Sputnik V no Brasil.

Apesar disso, o governador piauiense ainda demonstrou otimismo com a campanha, reiterando os esforços em não paralisá-la. "Não dá para fantasiar que um cronograma garante entregas. Mas conversamos com fornecedores de insumos, com o Butantan, a Fiocruz, a embaixada da China e o governo federal; temos contratos e pagamentos em dia. Temos agora datas precisas e de quem cobrar responsabilidades", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES