Zona Sul lidera número de casos e mortes por coronavírus em Teresina

A zona Leste vem em seguida, com 27% dos casos positivados, a zona Sudeste com 23% e, por último, a zona Norte, com 19%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A zona Sul de Teresina concentra 31% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade. É o que demonstra a Pesquisa de Investigação Sorológica feita pela Prefeitura em parceria com o Instituto Opinar, no período de 01 a 03 de maio. A região é a segunda em número de óbitos confirmados por Covid-19: seis das 19 vítimas fatais da doença moravam na região. Em primeiro lugar no número de óbitos, está a zona Leste, com oito óbitos causados por Covid-19, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgados ontem (07).

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos registros de infectados está na zona Sul da cidade, com 31% dos casos. A zona Leste vem em seguida, com 27% dos casos positivados, a zona Sudeste com 23% e, por último, a zona Norte, com 19%.

Reprodução

Na terceira sondagem, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de maio, o índice de pessoas com a doença foi de 1,44%, ou seja, a cidade tinha 12.492 infectados, quantidade 53 vezes maior que os 237 casos notificados no domingo anterior à pesquisa. Da primeira etapa da pesquisa para a segunda houve um crescimento de 59% no número de infectados. Já da segunda para terceira, o aumento foi de 62%.

“Os números mostram que a doença está crescendo rapidamente e são um alerta para que nós voltemos a respeitar os decretos de distanciamento social e as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Teresina. O distanciamento social é a melhor maneira de prevenir a contaminação e evitar que o vírus faça mais vítimas. Todos temos que fazer a nossa parte”, avalia a enfermeira Francisca Rodrigues, coordenadora do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE Covid-19 Teresina) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina

A pesquisa leva em consideração uma população estimada em 864.845 habitantes em Teresina. Os números da pesquisa são baseados nos índices positivos dos testes para Covid-19, e são levadas em consideração comorbidades ou doenças prévias, além do quadro atual de saúde do entrevistado. Também são apresentadas as características demográficas coletadas (sexo, idade, nível de instrução, renda e situação de trabalho).

De hoje (08) até domingo (10), acontece a quarta etapa da pesquisa de investigação sorológica para conhecer a situação da pandemia do novo coronavírus na capital. Teresina é a primeira cidade do Brasil a ter essa série de pesquisas em três etapas e já testou 2.700 pessoas.

TOTAL DE ÓBITOS POR REGIÃO

Leste – 8 óbitos

Sul – 6 óbitos

Norte – 3 óbitos

Sudeste – 2 óbitos

Com informações da PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES