Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

10 acontecimentos que marcaram a história da TV brasileira

Em 18 de setembro de 1950, acontecia a primeira transmissão televisiva da história do nosso país. Confira alguns fatos curiosos sobre sua história:

Compartilhe

Há exatos 70 anos, em 18 de setembro de 1950, acontecia a primeira transmissão de televisão na história do Brasil. De novelas a jornais, de reality shows a programas de auditório, os mais diversos programas tomaram conta das telinhas desde então — e é exatamente isso que torna a história da TV brasileira tão rica. Conheça algumas dessas curiosidades:

1. A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão da nação e foi inaugurada pelo jornalista e advogado paraibano Assis Chateaubriand, o Chatô. Em 18 de setembro de 1950, o canal exibiu o programa TV na Taba, cuja abertura contou com a ilustração de um indígena e com a fala "Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil”.

TV Tupi (Imagem: Arquivo Tupi)

2. Entre dezembro de 1951 e fevereiro de 1952 foi exibida a primeira teledramaturgia brasileira, chamada de Sua vida me pertence. A novela era exibida duas vezes por semana, às 20h, por cerca de 20 minutos — e tudo rolava ao vivo! A narrativa era sobre um clássico triângulo amoroso, em que um homem se vê dividido por duas mulheres.

Novela sua vida me pertence (Arquivo rede TP)

3. Foi no último episódio dessa novela que aconteceu o primeiro beijo da televisão brasileira, protagonizado pela dupla Vida Alves e Wálter Forster, que interpretavam Elizabeth e Alfredo. Anos depois, em 1963, Alves protagonizou também o primeiro beijo LGBTQ+ da TV do Brasil junto com sua colega de cena Georgia Gomide.

4. Inspirada na sitcom norte-americana I love Lucy, de 1951, a primeira série a ser exibida nas telinhas brasileiras foi Alô, Doçura! (1953), dirigida por Cassiano Gabus Mendes e exibida na TV Tupi.

5. A TV Record foi fundada em 1953 por Paulo Machado de Carvalho e é a emissora brasileira mais antiga que ainda está no ar.

6. O Programa do Silvio Santos estreou em 1963 e é o mais antigo da televisão brasileira a ser transmitido ainda hoje. Em segundo lugar fica o Jornal Nacional (1969) e, em terceiro, o Fantástico (1973).

7. Para transmitir a Copa do Mundo no México em 1970, as redes de televisão do país se uniram e, assim, realizaram as primeiras transmissões ao vivo do evento esportivo por aqui. À época, o costume era acompanhar os jogos pelo rádio ou assistir reprises na TV, então, mesmo a transmissão da época não sendo lá muito boa, milhares de brasileiros pararam para acompanhar as partidas.

8. Em 1972 aconteceu a primeira exibição televisiva a cores do país. A Festa da Uva foi transmitida direto de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

9. A cena em que Camila (Carolina Dieckmann) raspa os cabelos em frente às câmeras por conta de um câncer, em Laços de Família, causou grande impacto dentre os fãs da novela. O chamado "efeito Camila" levou 150 pessoas a se cadastrarem no banco de doadores de medula óssea do Instituto Nacional do Câncer (Inca) nas semanas seguintes à exibição do capítulo — em geral, apenas 10 cadastros eram feitos por mês.

10. Em 2013, a atriz Fernanda Montenegro ganhou um Emmy por sua interpretação na série Doce de mãe, exibida pela Rede Globo. Essa foi a primeira vez em que uma brasileira foi honrada com o prêmio internacional.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar