10 animais mais perigosos do mundo

Acredita-se que os elefantes matem em torno de 500 pessoas por ano

10 animais mais perigosos do mundo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São vários os animais que podem atacar os seres humanos. Na pré-história, os leopardos atacavam os hominídeos sem piedade. Atualmente o número de predadores dos seres humanos é maior

Mesmo com alguns animais que não podem se alimentar de seres humanos, acabam sendo responsáveis por muitas mortes. Para saber melhor, listamos 10 animais que mais perigosos do mundo. Confira:

10º Lugar: Leões

São mais comuns na África, onde vivem em bando. Quem geralmente caça para o grupo são as fêmeas. Elas podem correr a cerca de 80 quilômetros por hora. O problema é que de vez em quando a caça é um humano. Os leões matam em torno de 100 pessoas por ano.

9º Lugar: Tubarões

Das 480 espécies conhecidas de tubarão, apenas 30 atacam seres humanos. Os campeões em número de ataque são o tubarão-tigre e o tubarão branco. Considerado o terror dos mares, o tubarão branco mede em torno de 7,5 metros de comprimento e pesa 2,5 toneladas. É capaz de abocanhar 14 quilos de carne numa só mordida. Tubarões de modo geral matam em torno de 100 pessoas ao ano.

8º Lugar: elefantes

Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres que existem. São classificados em duas espécies: a Elephas maximus – o elefante asiático – e a Loxodonta africana – o elefante africano. Com a destruição de seus habitats, elas migram e acabam se infiltrando em propriedades particulares. Se atacadas, ficam bastante irritadas. Acredita-se que os elefantes matem em torno de 500 pessoas todos os anos.

7º lugar: Hipopótamos

Existem somente duas espécies de hipopótamos atualmente, o hipopótamo comum e o pigmeu. O Hipopótamos comum (Hippopotamus anphibius) pode chegar a 3,5 metros de comprimento e pesar 3 toneladas. Possui uma boca enorme, podendo abrir até 145º (só para efeito de comparação, a humana abre apenas 45º). Vive em bandos de até 30 indivíduos. São extremamente territorialistas e se tornam mais agressivos com a proximidade de estranhos. Um hipopótamo é capaz de destruir uma canoa com os dentes. Cerca de 500 pessoas morrem todos os anos devido a ataques de hipopótamos.

6º Lugar: Crocodilos

O maior réptil do mundo é o crocodilo de água salgada, que pode chegar a seis metros de comprimento. De modo geral, os crocodilos possuem mandíbulas com uma força incrível: 2 milhões de quilogramas por metro quadrado. Eles dilaceram suas vítimas, engolindo os corpos aos pedaços. São considerados extremamente perigosos e matam por voltam de mil pessoas por ano.

5º Lugar: Escorpiões

Existem em torno de 1 500 espécies de escorpiões em todo o mundo. As espécies menores medem 2 centímetros e as maiores a quase 20 centímetros. Dessas 1 500 espécies, apenas 20 são venenosas. Além de dores fortes, a picada do escorpião provoca sudorese, náuseas e falta de ar, entre outros sintomas. As vítimas normalmente morrem por asfixia. O número de mortes de seres humanos em virtude de ataques de escorpiões chega a 2 000 por ano em todo o mundo.

4º lugar: Moscas Tsé-tsé

Existem três grupos de moscas tsé-tsé, sendo que todos se alimentam de sangue. A tsé-tsé é bastante comum na África, onde é responsável por uma moléstia conhecida como doença do sono (uma doença fatal causada por parasitas). Ela é responsável por cerca de 10 mil mortes por ano.

3º lugar: Cães

animais domésticos mais populares em todo o mundo, matam milhares de pessoas. Essas mortes ocorrem sobretudo em países com grande número de vira-latas, como a Índia. Eles são responsáveis por aproximadamente 25 mil mortes por ano, sobretudo em virtude da raiva. Cerca de 99% dos casos de raiva notificados devem-se às mordidas de cães.

2º Lugar: Serpentes

As serpentes matam entre 30 mil e 40 mil pessoas por ano no mundo inteiro (algumas estatísticas apontam 50 mil mortes). É assustador, principalmente se lembrarmos que apenas um décimo das espécies de serpentes é letal para os seres humanos. No Brasil, são registrados em torno de 20 mil acidentes anuais envolvendo esse tipo de animal. A serpente brasileira mais venenosa é a coral-verdadeira.

1º Lugar: Mosquitos

Os mosquitos são insetos pequenos, com tamanhos que raramente ultrapassam os 15 milímetros. As fêmeas são na grande maioria das espécies maiores do que os machos. Enquanto os machos se alimentam de néctar, as fêmeas se alimentam de sangue. Desse modo, elas transmitem doenças como febre amarela, encefalite, chikungunya, zika, malária e dengue. Os números de mortes em virtude dessas moléstias transmitidas por esses insetos chegam a 725 mil, o que torna o mosquito o animal mais mortífero do planeta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES