10 coisas que você precisa saber sobre a reciclagem

O lixo orgânico é formado por sobras de origem animal e vegetal

10 coisas que você precisa saber sobre a reciclagem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, o lixo orgânico é formado por sobras de origem animal e vegetal como restos de alimentos, folhas, sementes etc. Acumulado inadequadamente, polui o meio ambiente. Ele, no entanto, pode ser utilizado na fabricação de combustíveis como o metano e de adubos.

Listamos mais curiosidades sobre a reciclagem para você. Confira:

1. O lixo não é só um problema urbano, é um problema do mar. É isso mesmo: mares e oceanos recebem 14 bilhões de quilos de resíduos por ano. Cerca um milhão de aves marinhas e 100 000 mamíferos morrem anualmente ao se alimentar de lixo.

2. Quanto maior a população de um determinado local, maior a quantidade de lixo. O número de habitantes da cidade de São Paulo, por exemplo, aumentou 20% entre os anos de 1995 e 2005, mas o volume de lixo cresceu 80%.

3. Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plástico por ano e mais de 80% são utilizados apenas uma vez. A maior parte é constituída de sacolas plásticas de supermercado.

4. É preciso 100 mil litros de água e 5 mil Kw de energia para produzir uma tonelada de papel. Mas para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados somente dois mil litros de água e 2,5 Kw da energia. Outra informação importante: uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores e polui o ar 74% menos.

5. Cada 100 toneladas de plástico recicladas economiza uma tonelada de petróleo.

6. Ao contrário do que muita gente imagina, baterias de celular e pilhas podem ser recicladas, sim. Substâncias presentes nas baterias como cádmio e níquel são reaproveitadas. Para reciclar as pilhas e baterias, leve-as a um posto de coleta. Existem milhares deles espalhados pelo Brasil, inclusive em supermercados e bancos.

7. Pneus velhos são reaproveitados de diversos modos. São feitos capachos, sandálias e muitos outros materiais com pneus descartados (detalhe importante: são 17 milhões de pneus jogados fora só no Brasil). A novidade é que os norte-americanos estão reaproveitando a borracha do pneu para recapear estradas. Cerca de 5% do material utilizado no recapeamento das estradas federais dos Estados Unidos é composto de pneu

8. Dados da Associação Brasileira de Alumínio: mais de 160 mil pessoas vivem exclusivamente da coleta de alumínio e recebem, em média, dois salários mínimos mensais.

9. O óleo de cozinha pode ser reaproveitado na fabricação de sabão.

10. Como o plástico foi inventado há cerca de 100 anos, os cientistas não têm uma ideia exata do tempo que ele leva para se decompor. Calcula-se, no entanto, que uma simples garrafa plástica demoraria centenas de anos para desaparecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES