11 curiosidades intrigantes sobre invenções

O inventor da dinamite foi o sueco Alfred Nobel

11 curiosidades intrigantes sobre invenções | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que uma das primeiras grandes invenções da humanidade foi a roda, surgida provavelmente em 3500 antes de Cristo?

Pensando nisso, listamos mais algumas invenções para você.

1. Um dos maiores inventores de todos os tempos foi Leonardo Da Vinci. O italiano Da Vinci idealizou inventos que só se tornariam realidade séculos depois como o helicóptero, o tanque de guerra e o paraquedas.

2. O inventor da dinamite foi o sueco Alfred Nobel, o mesmo homem que criou o prestigiado prêmio Nobel. Para quem não sabe, o Nobel premia anualmente os homens que se destacaram em campos como economia, física, química, medicina, literatura e paz.

3. O primeiro voo de Santos Dumont, a bordo do 14-Bis durou apenas 21 segundos e ele voou somente 3 metros de altura, percorrendo uma distância de 60 metros. Aliás, você sabia que Dumont foi o criador do relógio de pulso?

4. A ideia de montar uma rede de computadores foi desenvolvida por cientistas norte-americanos com objetivos militares na época da Guerra Fria. Chamada de arpanet, ela possibilitou o surgimento da internet.

5. O primeiro computador totalmente eletrônico surgiu em 1946. Ele fazia 5 mil cálculos por segundo e pesava 30 toneladas.

6. O senso comum argumenta que o inventor da imprensa foi o alemão Gutemberg. Muitos historiadores, porém, contestam essa versão. Segundo eles, os chineses já usavam técnicas de impressão cerca de 700 anos antes de Gutemberg. Eles costumavam imprimir calendários, livros sagrados e poesias.

7. As calças do tipo bermuda receberam esse nome por que foram criados nas ilhas Bermudas, no Caribe.

8. A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico norte-americano John Styth Pemberton, no ano de 1886. A fórmula original incluía folhas de coca, extrato de noz-de-cola, caramelo e água carbonatada (água com gás). O detalhe é que o xarope era misturado à água na hora de servir.

9. O inventor da máquina de escrever foi o padre brasileiro José Francisco de Azevedo. A patente, porém, foi registrada pelo norte-americano Christopher Sholes.

10. A penicilina foi descoberta pelo cientista britânico Alexander Fleming, em 1928. Fleming percebeu que uma colônia de bactérias em seu laboratório havia sido invadida pelo bolor e que, ao redor dele, todas as bactérias haviam desaparecido.

11. A calça jeans foi inventada pelo imigrante Levy Strauss em 1873 para atender os garimpeiros do estado norte-americano da Califórnia. Ela foi idealizada com a intenção de fornecer uma calça com tecido resistente e que tivesse muitos bolsos para os garimpeiros guardarem suas ferramentas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES