13 coisas que você provavelmente não sabia sobre Anne Frank

Narrativas do diário terminam três dias antes dela ser encontrada

13 coisas que você provavelmente não sabia sobre Anne Frank | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, Anne Frank nasceu na cidade alemã de Frankfurt am Haim em junho de 1929. Sua família imigrou da Alemanha para fugir da perseguição aos judeus perpetrada pelo regime nazista. Ela ficou muito famosa pelo seu diário.

Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre Anne. Confira:

1. A família de Anne tentou diversas vezes imigrar para os Estados Unidos e Reino Unido, mas nunca conseguiu.

2. O esconderijo da família ficava no prédio do escritório do pai de Anne. A entrada foi escondida com uma estante de livros, que manteve a família protegida dos nazistas por dois anos.

3. Uma vez que não havia chuveiro no local, o banho tinha que ser de canequinha mesmo. E o detalhe é que Anne e seus familiares só podiam banhar-se durante um dia da semana: o domingo de manhã.

4. Anne e sua irmã Margot morreram de tifo no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945. Das oitos pessoas capturadas no “anexo secreto”, apenas o pai delas sobreviveu.

5. A família só tinha, no máximo, meia hora de almoço por dia. Era quando os funcionários do escritório estavam fora e ela podia fazer um pouco mais de barulho. O cardápio constituía-se em grande parte de batatas, sopas e enlatados deixados por amigos.

6. As narrativas do diário terminam três dias antes do esconderijo ser descoberto, em 04 de agosto de 1944.

7. Se Anne e sua irmã tivessem sobrevivido mais um mês, ou seja, apena 30 dias, teriam sido salvas pelas tropas aliadas, que tomaram e fecharam Bergen-Belsen.

8. Anne ganhou o diário em seu aniversário de 13 anos, em 12 de junho de 1942. Ela começou a escrever ainda nesse dia. E quando as páginas acabaram, preencheu mais dois cadernos e 360 folhas de papel soltas.

9. O diário foi publicado pela primeira vez em junho de 1947 com uma tiragem de apenas 3 mil exemplares.

10. O Diário de Anne Frank vendeu até hoje em torno de 30 milhões de cópias no mundo todo.

11. Em 1983, uma escola do estado norte-americano do Alabama tentou proibir o diário com a justificativa de que era “muito depressivo”.

12. Além do diário, Anne escrevia contos e colecionava as suas frases favoritas de outros escritores.

13. Os textos eram dirigidos a alguém chamado Kitty. Para alguns estudiosos, Kitty seria na verdade uma pessoa fictícia; para outros, uma amiga de Anne.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES