14 sintomas comuns de quem tem transtorno de ansiedade

Geralmente essas pessoas se sentem julgadas e criticadas

14 sintomas comuns de quem tem transtorno de ansiedade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os transtornos de ansiedade surgem, em parte, graças a nossos hábitos e também devido a pressões que sofremos envolvendo estudo, trabalho, dinheiro, relacionamentos amorosos, familiares e vários outros fatores. A questão é que temos ouvido falar tanto sobre o assunto que é comum nos perguntarmos se, de repente, não temos algum desses transtornos. A seguir, confira alguns indicativos de que a ansiedade pode ter alcançado você também:

1. Crises de pânico

A crise de pânico acontece quando a sensação de medo e desconforto é intensa demais e a pessoa simplesmente não consegue lidar com isso. Entre os sintomas de crises estão suor excessivo, palpitações cardíacas, aperto no peito, náusea, tontura e aceleramento cardíaco.

2. Comportamento compulsivo

Parecido com o que ocorre em alguns tipos de Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), é comum que pessoas que têm transtornos de ansiedade apresentem comportamentos compulsivos, que se manifestam justamente para acabar com a ansiedade, causando manias como lavar as mãos inúmeras vezes até o desenvolvimento de algum vício.

3. Medo excessivo ou irracional

Neste caso, as pessoas que têm algum tipo de TOC e acreditam que precisam seguir padrões de checagem ou de comportamento para que coisas ruins não aconteçam, como verificar várias vezes se as portas estão trancadas ou sentir a necessidade de seguir rituais de limpeza.

4. Você tem dificuldades para pegar no sono

Pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade têm essa dificuldade diariamente ou, pelo menos com uma frequência alta. Problemas de ansiedade e dificuldade para dormir estão diretamente ligados, o que, de novo, pode ter a ver com a preocupação excessiva.

5. Você se preocupa demais

Tudo deixa você preocupado, desde as coisas pequenas até coisas grandes. Quanto mais você pensa e se preocupa com alguma coisa, mais as coisas parecem preocupantes e, por mais que você quebre sua cabeça tentando resolver o que acredita ser um problema, não consegue.

6. Fadiga

A síndrome da fadiga crônica é uma sensação constante de falta de energia, causando exaustão frequente e a dificuldade para realizar até mesmo as tarefas mais simples.

7. Perfeccionismo

Pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade tendem a realizar rituais e exigem que seus atos sejam perfeitos, sempre. Para essas pessoas, a perfeição é uma das poucas formas de se livrar da ansiedade em excesso.

8. Problemas digestivos

Seu sistema digestório está diretamente ligado com seu estado emocional, e, por isso, se você tem problemas intestinais. Se tem azia e dores de estômago com frequência, se sente enjoo ou a sensação de frio na barriga sempre que está nervoso, já sabe a causa.

9. Você vive tenso

A tensão muscular está entre os mais comuns dos transtornos de ansiedade, afinal o stress nos deixa com os músculos contraídos.

10. Pensamento acelerado

Com os pensamentos obsessivos, as pessoas ficam martelando a mesma coisa repetidas vezes, já que seu cérebro está ligado a tudo, sem parar. Isso pode ocorrer por meio de pensamentos sobre o que a pessoa poderia ou não ter dito ou sobre as coisas que podem dar errado em sua vida, por exemplo.

11. Você não sossega

Se você está sempre em alerta, não consegue parar quieto nem ficar calmo por muito tempo, também pode ser um sinal. Pessoas com síndromes de ansiedade têm dificuldades de ficar com a mente calma, e o resultado é a inquietação.

12. Não gostar de estar em evidência

Pessoas com transtornos de ansiedade geralmente não curtem intenso convívio social e se sentem desconfortáveis se precisam falar em público ou fazer alguma apresentação – esse tipo de situação causa grande stress a essas pessoas, que se sentem julgadas e criticadas.

13. Flashbacks

Alguns transtornos de ansiedade são causados por traumas e, por isso, essas pessoas acabam tendo lembranças vívidas de momentos traumáticos com frequência, o que também pode indicar a síndrome do stress pós-traumático.

14. Coração acelerado

Um dos sintomas claros tanto da ansiedade quanto da crise de pânico é o aumento dos batimentos cardíacos, a respiração ofegante e uma sensação de aperto no peito, além de palpitações. Esses sintomas podem começar de leve, mas geralmente conduzem a ataques de pânico.

Se caso alguns desses sintomas descreveram a sua vida, procure orientação psiquiátrica e psicológica. Transtornos de ansiedade são muito mais comuns do que se imagina e, felizmente, há tratamento medicamentoso e terapêutico para eles. Talvez só esteja na hora de procurar ajuda mesmo, e não há nada de errado nisso. Não sofra sozinho, não ache que você é uma pessoa estranha ou fora do padrão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES