22 de abril é celebrado o dia internacional do planeta Terra

Data foi criada para nos lembrar da importância do planeta

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Precisamos cuidar bem da nossa casa, afinal, ela é nosso refúgio, é onde passamos grande parte das nossas vidas e qualquer anormalidade afeta diretamente a nossa saúde e bem-estar. O mesmo pode ser dito da nossa casa atmosférica, o planeta Terra. Ele está doente, pede por ajuda e, apesar de muitos fazerem vista grossa, são os seres vivos - incluindo nós, seres humanos - os diretamente afetados pelos seus sintomas. Para tentar lembrar da importância do globo terrestre é que o dia 22 de abril foi instituído como sendo o "Dia da Terra".

É nesta sexta-feira, 22, que a Organização das Nações Unidas (ONU) espera receber a maior quantidade de assinaturas de chefes de estado para um acordo mundial em um único dia. Em Nova Iorque, EUA, um total de 165 países devem firmar o compromisso de realizar grandes esforços no sentido de diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, além de tomar outras medidas para diminuir o ritmo que o planeta aquece.

São inúmeros os prejuízos causados pelo aquecimento da Terra. Entre eles temos o derretimento das calotas polares, que por consequência causa o avanço do nível do mar, e o número de áreas desertas por causa da falta de chuva e do calor extremo, só cresce. Os cientistas dizem que o planeta já esquentou 1 grau (na escala celsius) até agora. Pode parecer pouco, mas é suficiente para desequilibrar a natureza.

A meta da ONU é que as nações se unam para que, ao fim deste século, a temperatura do planeta Terra suba, no máximo, 1,5ºC em relação ao fim do século XIX. A presidente Dilma Rousseff já está nos Estados Unidos para garantir a participação do Brasil neste acordo tão importante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES