24 anos: confira a trajetória da doutora mais jovem do Brasil

Nattane passou para curso superior tecnólogo aos 15 anos, concluiu mestrado aos 21 e doutorado aos 24.

24 anos: veja a trajetória da doutora mais jovem do Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por: Lorraine Vilela Campos, Adriano Lesme - Brasil Escola

Concluir um doutorado já é motivo de satisfação para quem dedica a vida à pesquisa. Agora, imagine se tornar a doutora mais jovem do Brasil e em um cenário desafiador como uma pandemia! Este é o caso da professora Nattane Luíza da Costa, que recebeu o título de doutora aos 24 anos.

Atualmente com 25 anos, a doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) defendeu a tese de seu doutorado no dia 19 de março, uma semana antes do seu aniversário.

Antes de Nattane, a mais jovem doutora do Brasil era Daphne Schneider Cukierman, de 26 anos, que concluiu doutorado em fevereiro deste ano pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Com pai professor e irmão mestre na área de Química, Nattane teve na família a inspiração para seguir com os estudos e entrar para a pesquisa. No doutorado, defendeu a tese intitulada "Uso e estabilidade de seletores de variáveis baseados nos pesos de conexão de redes neurais artificiais".

Nattane concluiu mestrado aos 21 anos e o doutorado aos 24 - Foto: Reprodução 

Apesar da pouca idade, Nattane é professora titular de Ciência da Computação no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O cargo foi conquistado ao ser aprovada em concurso público em 2018, quando tinha 22 anos.

A caçula da turma

Nattane é de Palmelo, pequena cidade com cerca de 2,5 mil habitantes no interior de Goiás. Ela iniciou a vida escolar um ano mais cedo do que o de costume, sendo sempre a caçula da turma.

No 2º ano do ensino médio, decidiu fazer o vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) como treineira, mas, como teve um bom desempenho e ficou em quarto lugar, sua família procurou a Justiça para que ela pudesse fazer faculdade sem ter concluído o ensino médio.

Com a liminar concedida, Nattane entrou para o curso de Tecnologia em Redes de Computadores com apenas 15 anos. A então adolescente frequentava as aulas do colégio no período da manhã, e cursava faculdade à noite. 

Como cursos tecnológicos têm menor duração (com cinco ou seis semestres), Nattane terminou a graduação aos 18 anos, idade em que é comum que os estudantes estejam concluindo o ensino médio ou ingressando no ensino superior. 

Sem perder tempo, Nattane foi para o mestrado no Instituto de Informática (INFI) da UFG e, em seguida, partiu para o doutorado na mesma instituição, sempre na área de mineração de dados.

Paixão pelas exatas

Nattane sempre se interessou por disciplinas como matemática, química e física, o que a ajudou na escolha do caminho a seguir na graduação e, posteriormente, no mestrado e no doutorado. Ainda na escola, Nattane aproveitava as olimpíadas científicas para colocar em prática os conhecimentos.

"Participei e adorava essas olimpíadas. Lembro de participar da olimpíada de física e astronomia durante o ensino fundamental. A que eu mais gostava era a Olimpíada de Matemática. Me sentia desafiada e motivada a analisar os problemas e a pensar com cautela".

A paixão pela matemática influenciou na escolha do curso no vestibular. "Eu não havia decidido qual curso superior eu queria fazer, só sabia que seria de exatas", comentou Nattane.

O município de Palmelo não possui campus da UEG. Nattane teve que se inscrever para um curso de exatas da cidade vizinha, Pires do Rio, e o único oferecido era o de Tecnologia em Redes de Computadores. "Como eu fiz o vestibular para "treinar", eu escolhi o curso de Redes pois a prova da segunda fase do vestibular seria de exatas", explica a doutora.

Foco na pesquisa

Habituada ao trabalho com a tecnologia e sabendo da importância do ramo para a sociedade, Nattane decidiu focar na mineração de dados após sair da faculdade. Durante o mestrado, ela buscou encontrar padrões e informações sobre vinhos de diferentes uvas e países. No doutorado, ela intensificou a pesquisa com os vinhos e ampliou a mineração para a área da saúde, trabalhando na melhoria de um algoritmo que faz a busca pelos padrões. 

Mas afinal, o que é mineração de dados? Nattane explica de forma lúdica do que se trata: 

"Imagine um garimpeiro tentando encontrar ouro. O espaço para procurar ouro é grande, e o trabalho é cansativo. Quando falamos de dados, temos um volume muito grande de dados que podem conter informações valiosas, como o ouro no exemplo do garimpo. Mas procurar essa informação a olho nu é impraticável. Assim, utilizamos de algoritmos de aprendizado de máquina, estatística, banco de dados, entre outros, para facilitar a busca por informações ou padrões úteis", conta a doutora. 

Em resumo, a mineração de dados procura encontrar padrões úteis em dados e informações. E para tornar o método ainda mais útil nos dias de hoje, a mineração é aplicável em qualquer área do conhecimento. 

Dicas

Se você se interessou pela história da Nattane e também deseja seguir a carreira acadêmica, mas acha o caminho longo e difícil, a doutora dá algumas dicas.

  • Seja curioso: pesquise, pergunte, desconfie.
  • Tenha criatividade: saiba encontrar maneiras de solucionar os problemas que possam aparecer durante os seus estudos.
  • Seja pró-ativo: vá atrás de professores e instituições, se dedique, mostre confiança.
  • Aprenda inglês: grande parte do material disponível para pesquisa estará em inglês (ou outro idioma).


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES