5 dicas de como recuperar a pele ressecada para o verão

Dermatologista dá cinco dicas de como recuperar a pele ressecada e mantê-la saudável

É fundamental beber muita água para que ela consiga hidratar a pele | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Com a variação das temperaturas e, consequentemente, da umidade relativa do ar, a nossa pele também sofre os efeitos. Com temperaturas mais altas, mais do que nunca é preciso manter a pele hidratada e protegida contra os raios solares que são prejudiciais a saúde.

A dermatologista Simone Stringhini, Membro da Academia Americana de Dermatologia e com 30 anos de experiência - afirma que quando a pele fica seca e áspera, ela tem a sua camada de proteção natural prejudicada, podendo até descamar e, deixando assim, o organismo mais vulnerável a entrada de fungos e bactérias. Segundo ela, isso pode acontecer quando o clima fica mais seco e nós acabamos perdendo água de dentro da pele para o meio ambiente, favorecendo o ressecamento. "Mas, tem alguns outros fatores que fazem com que a nossa pele seja ainda mais seca, como por exemplo: a idade, alergias crônicas, doenças respiratórias, como rinite e bronquite, e para as mulheres, mais um fator que favorece o ressecamento da pele é a menopausa", explica a Dra. Simone. A dermatologista alerta ainda para a possibilidade do hipotireoidismo, que convém verificar com o médico.

Além desses fatores biológicos, alguns fatores externos também podem contribuir para o ressecamento da pele, como: banhos muito quentes, uso de sabonetes abrasivos ou com PH alcalino e esfregar a pele com bucha. Segundo a dermatologista, "isso tira toda a proteção da pele e acaba fazendo com que ela fique ainda mais seca". Ela diz ainda que algumas áreas do corpo já tendem a ter a pele mais seca do que outras, "geralmente, os braços, as pernas e os pés tendem a ter a pele mais ressecada", afirma a médica.

A doutora dá cinco dicas importantes para recuperar a pele e prepará-la para a próxima estação, de forma saudável.

1- Beber bastante água e passar filtro solar

É fundamental beber muita água para que ela consiga hidratar a pele. O filtro solar é essencial para bloquear os raios prejudiciais a saúde.

Reprodução internet

2- Não tome banhos muito quentes

A água quente pode queimar a pele e ressecá-la ainda mais.

3- Use um sabonete Syndet

O nome pode ser estranho, mas este é um tipo de sabonete que tem o pH ajustado entre 5,5 e 7, o ideal para a nossa pele, além de provocar menos irritações. Existem várias marcas de sabonetes populares no mercado que são do tipo Syndet.

4- Não use bucha para esfregar a sua pele

Como a doutora já havia orientado, não use bucha para esfregar a pele pois isso faz com que saia a proteção da pele, deixando-a mais seca e mais suscetível a irritações.

5- Passe um óleo pós-banho

A pele precisa de óleo. A doutora indica passar um óleo pós-banho ou um hidratante com bastante óleo, que pode ser em formato de loção, creme ou em manteiga. Segundo a dermatologista, quanto mais grosso for o hidratante, maior será o teor de óleo que o compõe e maior será a eficácia do produto.

A doutora indica dar preferência a consistência de creme ou manteiga nas áreas mais secas do corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES