5 maneiras de saber se o azeite que você compra não é uma fraude

A Comissão Europeia incluiu o azeite de oliva em uma lista de produtos mais adulterados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O azeite é valorizado na culinária há milênios mas, no mundo contemporâneo, a falta de conhecimento sobre cada passo da longa cadeia de produção que vai desde a colheita da azeitona nas plantações até a chegada do azeite engarrafado às prateleiras dos supermercados, faz com que muitos consumidores em todo mundo estejam comprando "gato por lebre".

"A fraude no mercado do azeite de oliva existe há muito tempo", explica à BBC Susan Testa, diretora de inovação culinária da fábrica italiana Bellucci. "É possível mesclá-lo com outros tipos de óleo".

Para detectar se o azeite que você compra é genuíno, Susana Romera, diretora técnica da Escola Superior de Azeite (ESAO), na Espanha, oferece cinco recomendações que podem ser úteis na hora de escolher um produto.

Passo 1

Verifique se o azeite que você quer comprar tem "sobrenome": se não disser "virgem", "extra" ou "extra-virgem" no rótulo, provavelmente trata-se de uma mistura, nem sempre de boa qualidade.

Passo 2

Procure no rótulo a data em que as azeitonas foram colhidas. Se a informação existir, significa que a empresa tem alguma seriedade. É bom que a data da colheita seja algo como "2018-2019".

Passo 3

Olhe na garrafa com que tipo de azeitonas o óleo foi feito. Pode ser que ele seja monovarietal (de uma única variedade), ou pode ser uma mistura, isto é, uma combinação de diferentes variedades de azeitonas.

Em ambos os casos, tudo bem. O que importa é estar evidente que, na composição, há um tipo ou mais de azeitonas - e não uma mistura com outras fontes de gordura, como óleo vegetal.

Passo 4

O preço do azeite virgem ou extra-virgem deve estar em uma faixa razoável. Se for muito baixo, desconfie.

Fazer azeite tem um custo, e se ele for pouco, aumente a desconfiança.

Preço baixo deve ser sinal de alerta para a qualidade do azeite

Passo 5

Esta última checagem não é possível ser feita sem abrir a garrafa. O azeite virgem ou extra-virgem autêntico deve ter aromas que lembrem a natureza. Alguns também aconselham verificar se o rótulo traz o grau de acidez. Os melhores óleos têm nível mais baixo de acidez (idealmente menos de 0,8%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES