5 objetos que podem se tornar vilões da sua saúde

5 objetos que podem se tornar vilões da sua saúde

Cotonete | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Descongestionante nasal, cotonete, enxaguante bucal, piercing e fones de ouvido são itens bem comuns em nosso dia a dia, certo? Mas fique atento, pois se eles forem usados de maneira errada podem trazer sérias complicações à saúde. Para quem sofre de rinite, sinusite ou gripes constantes, o descongestionante nasais, por exemplo, pode se tornar num grande vilão. Por mais que eles proporcionem um certo alívio. Isso porque o uso frequente pode "viciar" o nariz.

"Os descongestionantes nasais fazem com que os vasos sanguíneos do nariz desinchem e, se usados cronicamente e em grandes doses, podem causar um quadro de rinite medicamentosa, esta que é provocada pelo uso incorreto de medicamentos em forma de gotas para descongestionar o nariz. Além disso, provocam aumento de pressão arterial e pode até mesmo gerar arritmias cárdicas [alteração no ritmo das batidas cardíacas]", alerta o médico Paulo Saraceni Neto, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF).

Outro produto presente em nosso cotidiano é o enxaguante bucal, bastante útil para a saúde dos nossos dentes porque ajudam a combater o mau hálito e a gengivite [inflamação da gengiva], entre outras funções. Mas o uso diário e corriqueiro pode se tornar um problema, pois boa parte dos enxaguantes bucais vendidos nos supermercados contêm uma quantidade significativa de álcool em suas composições, o que é nocivo para nossa saúde se usado todo dia."Os dentistas e odontólogos, especialistas em higiene bucal, são categóricos em dizer que a melhor maneira de se manter a higiene dessa região é utilizando a escova e a pasta de dentes, pelo menos, três vezes ao dia, e após as refeições. O uso do enxaguante bucal tem efeito mais cosmético, ou seja, serve para aquelas ocasiões em que a pessoa quer dar uma disfarçada no hálito. Nestes casos, o uso é tolerado", opina Paulo Saraceni.

Outro objeto muito presente na rotina das pessoas atualmente é o fone de ouvido. Mas, atenção. Por mais que ele proporcione momentos de descontração com as músicas, usá-los num volume altíssimo pode fazer muito mal. "Além do trauma causado, devido à intensidade do som, o uso repetido dos fones de ouvido do tipo intra-auricular [que se coloca no canal do ouvido] pode formar um excesso da famosa "cera de ouvido". E, assim, a pessoa poderá notar facilmente alguns sintomas, como sensação de ouvido tampado, diminuição da audição, dor e até tontura. Além de provocar otites externas, que são infecções da pele do ouvido", reforça o médico.

Outro item que pode prejudicar nossa saúde sem que se perceba são as hastes flexíveis de algodão, os famosos cotonetes. "As pessoas pensam que a cera dentro da orelha é sujeira, o que não é verdade. Ela funciona como proteção dos ouvidos contra a agressão de agentes externos, como bactérias e fungos", completa Paulo Saraceni Neto. Quer mais dicas sobre como usar corretamente esses itens?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES