6 alimentos que ajudam a proteger o fígado

O destaque do abacaxi é uma potente enzima chamada bromelina

6 alimentos que ajudam a proteger o fígado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado é um órgão do corpo humano que merece bastante cuidado. Ele funciona como um filtro, eliminando o que é tóxico ao nosso organismo.

Para proteger esse órgão, selecionamos alguns alimentos que fazem muito bem para o órgão. Confira:

1. Própolis

O extrato de própolis, obtido das abelhas é facilmente encontrado em farmácias, contém substâncias chamadas bioflavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Dessa forma, ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo.

2. Abacaxi

O destaque do abacaxi é uma potente enzima chamada bromelina. Ela ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

3. Maçã

Uma singela maçã pode fazer a diferença no trabalho do fígado por conter uma substância chamada pectina. É uma fibra solúvel que ajuda na diminuição da taxa de colesterol e facilita a digestão de gorduras pelo organismo.

4. Água

A água é o combustível para o fígado trabalhar. Ela é fundamental para ajudar a eliminar álcool e as gorduras. O fígado é responsável por produzir a bile (ou suco biliar) que atua na digestão de gorduras como se fosse um detergente. O órgão produz entre 800 ml a um litro de bile por dia e, sem água, isso não será possível.

5. Gengibre

Esse alimento é considerado um tônico do fígado. Com isso, a digestão de gorduras é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado. Você pode consumir o gengibre cru, ralando um pouco em cima do seu prato no almoço e no jantar.

6. Escarola

A substância amarga presente nessa verdura estimula a produção e secreção da bile. Além disso, é fonte de nutrientes, como ácido fólico, zinco e vitaminas que dão mais saúde e disposição ao corpo para que todos os órgãos funcionem direito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES