6 fatos sobre o umbigo que você provavelmente não conhecia

Quem está insatisfeito com o formato ou o tamanho dessa parte do corpo pode recorrer aos cirurgiões plásticos

6 fatos sobre o umbigo que você provavelmente não conhecia | Imagem: Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O umbigo é uma parte do corpo e, como tal, ela faz parte do nosso dia a dia sem que a gente pare para pensar muito sobre ela. O umbigo apenas está ali, existindo, juntando sujeira e aparecendo quando a gente se estica ou tira o casaco e a camisa sobe junto. 

Mas, se a gente investigar um pouquinho melhor, há muitas coisas interessantes para falar sobre o umbigo. Para começar, você já parou para pensar que ele não é nada mais do que uma cicatriz? Afinal, ele fica onde um dia esteve o cordão umbilical que nos liga às nossas mães. Quando o cordão é cortado, sobra um pedacinho, que cai na primeira semana de vida do bebê e dá lugar ao umbigo. 

Segundo informações do site Mega Curioso, depois dessa nova perspectiva que pode ter explodido sua mente (ou não), vamos à lista com outras X curiosidades sobre o umbigo que você provavelmente não conhecia.

Imagem: Wikimedia Commons 

1 - Os médicos não podem escolher o formato do umbigo

Algumas pessoas tem o umbigo virado para dentro, outras para fora... Mas nada disso está relacionado ao modo como o obstetra corta o cordão umbilical, nem com nada que ele possa ter feito na hora do parto. 

O que determina a "direção" do seu umbigo é a quantidade de pele que existe entre a parede do abdômen e a ligação com o cordão umbilical. Pessoas com menos pele têm umbigos para dentro, o que corresponde a 90% da população. Já as pessoas com mais pele nessa ligação formam a cicatriz para fora. 

Há casos em que o umbigo para fora pode ser causado por uma hérnia intestinal. Em bebês, essa condição tende a reverter naturalmente antes dos dois anos de idade, mas alguns casos podem demandar cirurgia. 

2 - É possível fazer cirurgias estéticas

Quem está insatisfeito com o formato ou o tamanho dessa parte do corpo pode recorrer aos cirurgiões plásticos e fazer uma onfaloplastia — esse é o nome dado às plásticas no umbigo. As técnicas envolvem a remoção de pele excessiva ou puxar um tanto da pele abdominal para chegar ao formato desejado. 

3 - Tem gente que tem medo de umbigos

Falando em onfaloplastia, o prefixo "onfalo", do grego, também é usado para definir o medo irracional de umbigos: a onfalofobia. Essas pessoas sentem extremo desconforto quando essa parte do corpo é tocada ou até quando veem o umbigo de outra pessoa.

Esse medo pode estar relacionado com traumas de infância ou com a associação entre o umbigo e o cordão umbilical. De todo modo, a onfalofobia se tornou assunto na midia depois que a socialite Khloé Kardashian admitiu tê-la. 

4 - Há muitas bactérias nessa região

Talvez você não veja motivo para termos medo de umbigos, mas existem razões para ter nojo dele: há pele morta, células de gordura e milhares de bactérias. Um estudo de 2012 encontrou nada menos que 2368 tipos de microorganismos no umbigo de seus participantes. A verdade é que a presença dessas bactérias é normal e elas até ajudam nosso sistema imunológico. Mesmo assim, não esqueça de lavar seu umbigo!

5 - A razão dos fios de roupa no umbigo

Sempre que vamos limpar o umbigo, é comum encontrar alguns fiozinhos de roupa, não é mesmo? A razão pela qual eles vão parar justamente ali são os cabelos que nascem nessa parte do corpo: eles estão dispostos em círculos concêntricos e acabam atuando como um funil para prender fiozinhos das roupas que usamos. Agora tudo faz sentido!

6 - O umbigo também é cultura

Ao longo de milhares de anos, diferentes civilizações atribuíram significados diferentes para o umbigo: no hinduísmo, por exemplo, acredita-se que uma flor-de-lótus saiu do umbigo do deus Vishnu e de lá surgiu Brahma, o criador do universo. Em alguns lugares do Japão, essa parte do corpo é considerada onde a vida começa e há até um festival do umbigo na cidade de Shibukawa, no centro do país.

Já na cultura ocidental, o umbigo foi considerado por séculos uma parte central da sexualidade feminina. Por isso, até 1983, havia uma regra proibindo as redes de TV americanas a mostrar essa região. Isso foi um problema quando o canal NBC estreou a série Jeannie é um Gênio — afinal, as roupas de inspiração árabe usadas para o papel poderiam expor o umbigo da atriz Barbara Eden. 

Houve reuniões de cúpula com diversos executivos discutindo sobre o umbigo da atriz — o que é bem estranho, se você for parar pra pensar... —, mas, no fim das contas, foi criado um figurino que escondia a região. A proibição só foi revogada em 1983. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES