6 problemas que o celular pode trazer para sua vida

Sua saúde pode estar em risco por causa do celular

6 problemas que o celular pode trazer para sua vida | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o uso excessivo do celular pode trazer problemas sérios para sua saúde? Pensando nisso, selecionamos alguns desses problemas para você. Confira:

1. Diminuem a fertilidade

Esse problema é focado especialmente nos homens. Baseado em evidências de pesquisas que mostraram que o efeito da radiação dos telefones celulares na contagem de espermas, os cientistas alertam para o uso do equipamento. No estudo, foi percebido que a contagem de espermatozóides em ratos machos caía quando os animais eram expostos aos telefones. O efeito foi pesquisado em humanos e a pesquisa comprovou que o decréscimo também acontecia, provocando infertilidade nos usuários dos telefones.

2. Deforma o dedo mindinho

Há muito tempo na internet, há relatos de usuários que repararam deformações no dedo mindinho de tanto apoiar o celular, mas segundo Alaistar J.M., arqueólogo paleolítico e PH.D na Kent University, os humanos utilizam esse dedo para apoiar as coisas há anos. Ele explica que a condição se chama clinodactilia e não tem ligação com o uso do celular, mas é uma deformidade que provoca a curvatura dos dedos e nem sempre afeta a função dele, não sendo diagnosticada clinicamente na maioria dos casos.

3. Provoca riscos de estresse e depressão

Segundo um estudo publicado pela Kent State University, as pessoas que utilizam o celular com mais frequência apresentaram uma maior tendência a sinais de ansiedade e infelicidade. Além disso, quem está sempre encarando a tela do aparelho tem mais facilidade para desenvolver problemas como insônia e depressão. A Universidade de Gotenberg, na Suécia, concluiu que quanto mais alguém utiliza o telefone, principalmente em horários mais próximos do fim do dia, mais suscetível está ao desenvolvendo de problemas de saúde do corpo e da mente.

4. Piora a visão

Os efeitos dos celulares afetam não só a audição, mas também a visão. As telas pequenas nem sempre são capazes de apresentar os conteúdos com o melhor tamanho e resolução, provocando esforços além do normal no olho dos usuários. Se o telefone estiver sento utilizado no escuro, o brilho excessivo da tela pode aumentar ainda mais os danos do aparelho. Dentre os maiores prejuízos, estão efeitos como secura, vermelhidão dos olhos e irritação.

5. Desenvolve problemas de audição

É natural que cada vez mais, por causa dos celulares, as pessoas estejam mais expostas a sons digitais e uso de acessórios como fones de ouvido. Isso, aliado ao alto barulho percebido nas ruas, ônibus ou escritórios, o volume dos fones de ouvido também fique cada vez mais alto. Como se já não fosse motivo o suficiente para subir um alerta, alguns estudos mostram que a exposição prolongada ao campo eletromagnético do celular pode afetar a audição, provocando redução dela com o tempo. Uma pesquisa da Okbtay MF mostrou que quem atendia ligações telefônicas numa média de duas horas por dia tinham mais risco de problemas para ouvir do que usuários que apresentaram uso moderado dos aparelhos.

6. Enfraquece o sistema imunológico

Além de carregar suas fotos e conversas, os telefones celulares carregam milhões de micróbios. Um estudo recente descobriu que os smartphones são frequentemente contaminados com organismos de origem fecal, que causam vômitos, diarreia e infecções. De acordo com o Dr. Ron Cutler, co-autor do estudo, “as pessoas dizem que lavam as mãos regularmente, mas a ciência mostra o contrário”. Por conta do alto número de bactérias presentes no telefone, seu sistema imunológico pode estar sendo enfraquecido durante a tentativa de manter tantos microorganismos e infecções fora do corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES