6 sinais que você está comendo gordura demais

Nível de colesterol não está diretamente ligado ao peso do corpo

6 sinais que você está comendo gordura demais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se come gordura em excesso, o nosso corpo manda sinais de que ele não está bem, e é preciso dar uma parada no consumo.

Para saber quais são esses sinais, confira a nossa lista:

1. Você é dependente de antiácidos

Se remédios e antiácidos já fazem parte da sua rotina logo que você toma o café da manhã, seu sistema digestivo pode estar sofrendo com os efeitos de gordura em excesso. A gordura saturada demora mais para ser digerida, então quando você consome alimentos ricos em gordura, pode sofrer com queimação e problemas de digestão frequentes. Nesses casos, poderá acabar abusando dos antiácidos para alívio de problemas estomacais, o que pode indicar alto consumo de gordura.

2. Você está com o colesterol alto

Muita gente pode achar que o nível de colesterol está diretamente ligado ao peso do corpo, o que não é uma verdade. Apesar de poder ser induzido pela carga genética, o colesterol alto está ligado ao consumo de gordura saturada pelo corpo, o que pode aumentar doenças cardíacas. Se o seu colesterol está muito alto, fique atento ao consumo de gordura, não consumindo muito mais de 10 gramas por dia para cada 2 mil calorias da dieta.

3. Você está com muita gordura localizada

Consumir qualquer alimento não saudável em excesso pode causar o ganho de peso inesperado, mas quando se fala de gorduras saturadas o ganho é ainda mais considerável. Um estudo sueco descobriu que participantes que consumiam maiores doses de gordura ao longo de sete semanas ganharam muito mais gordura localizada na cintura do que os que comeram os mesmos pratos com versões mais saudáveis de gordura.

4. Você não cozinha com óleo

Se ao fazer os seus pratos dentro da cozinha costuma utilizar mais manteiga ou margarina do que óleo, pode estar dando uma força para a ingestão de gorduras. A maior parte da gordura consumida dessa forma é saturada e não faz bem para a saúde. Ao invés de cozinhar com manteiga ou margarina, prefira a utilização de óleo vegetal, que é mais saudável e possui menos quantidades de gorduras prejudiciais.

5. Você consome muitas frituras

As comidas fritas em óleo podem parecer maravilhosas para o seu paladar, mas não provocam os mesmos efeitos positivos no resto de seu corpo. Esses alimentos são ricos em gorduras trans, que elevam os níveis de colesterol no seu sangue e podem até mesmo afetar a produção de insulina, gerando riscos de diabetes. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas de Harvard, a cada 2% de caloria consumida de gordura trans diariamente, o risco de doenças do coração aumenta em 23%.

6. Você sofre com perda de memória

Se você está com problemas para se lembrar de nomes, datas ou até mesmo lembranças recentes do seu dia, isso pode ter alguma relação com a sua dieta. De acordo com pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, de Boston, nos Estados Unidos, mulheres que consumiam maiores quantidades de gorduras saturadas tinham memória muito pior do que as outras. A análise foi feita sobre a dieta de 6 mil mulheres ao longo de quatro anos. Para evitar os danos no cérebro, é recomendado trocar manteiga por óleo e carne vermelha por branca, como de peixe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES