7 coisas que acontecem quando não se dorme direito

Se não cuidar, pode virar um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

7 coisas que acontecem quando não se dorme direito | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos especialistas recomendam um boa noite de sono. Mas nem sempre isso acontece.

Pensando nisso, listamos algumas coisas que acontecem a sua saúde quando não se tem um boa noite de sono.

1. Obesidade

Estudos científicos apontaram uma ligação estreita entre a privação de sono e a alteração hormonal que influencia na fome e nas escolhas dos alimentos. Logo, o fato de não dormir o suficiente pode levar à obesidade, seja por causa da ansiedade de ficar acordado em horários errados, que proporciona impulsão por alimentos mais gordurosos e doces; seja devido ao próprio descontrole do organismo.

2. Derrame cerebral

Conhecido também com Acidente Vascular Cerebral ou AVC, as principais causas para as pessoas sofrerem do problema são fatores genéticos, além da obesidade e do descontrole da pressão arterial. No entanto, estudos recentes também apontam a privação do sono como um agravante dos derrames cerebrais.

3. Longevidade reduzida

Conforme pesquisadores, em média, pessoas que dormem menos de 6 horas por noite costumam morrer antes dos que dormem mais (pelo menos 7 horas), independente da causa.

4. Câncer

Um dos cânceres que se tornam mais prováveis com a privação do sono é o colorretal (aí mesmo que você está pensando), já que os pólipos costumam ser mais frequentes em pessoas que se queixam de má qualidade no sono e cansaço constante. Até porque, se você não sabe, a falta de um sono restaurador atrapalha também o funcionamento intestinal, o que pode causar inúmeros problemas em longo prazo, como o câncer.

5. Doenças cardíacas

Outro problema sério que pode surgir se você não dormir o suficiente são os males do coração, que pode ser agravada ainda se você estiver com aquele “pezinho na obesidade”. Conforme especialistas, é durante o sono que o corpo consegue reparar e fortificar as artérias e o coração em si.

6. Diabetes

Juntamente com uma alimentação descontrolada e o fato de não dormir o suficiente podem aumentar consideravelmente os riscos de se desenvolver o diabetes do tipo II.

7. Baixa imunidade

Quando você dorme, seu organismo trabalha na produção de anticorpos, os responsáveis pela defesa de nosso corpo contra infecções, vírus, bactérias e outros vilões que podem comprometer nossa saúde. Mas, se você não dorme o suficiente, seu organismo não produz os anticorpos suficientes para sua proteção e sua imunidade sofre uma baixa considerável. Além disso, se você ficar doente, você também não terá energia o suficiente para se recuperar e ficará enfermo por mais tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES