7 curiosidades que você não sabia sobre cemitérios

As pessoas eram sepultadas nas igrejas

7 curiosidades que você não sabia sobre cemitérios | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, no século XVIII em São Paulo, as pessoas eram sepultadas nas igrejas. Eles eram enterrados sem caixão e em covas rasas. Aliás, eram tão rasas que não era incomum alguém pisar ou tropeçar nos ossos. O chão era de terra batida e era usado tanto para a sepultura quanto para a prece.

Falando sobre cemitérios, separamos algumas curiosidades para você. Confira:

1. O primeiro cemitério da cidade de São Paulo foi construído num terreno pertencente à Marquesa de Santos, na atual rua da Consolação. O Cemitério da Consolação atrai turistas de todo o Brasil, e por dois motivos: a arte tumular e a grande quantidade de pessoas famosas ali sepultadas.

2. O túmulo do ex-líder do grupo de rock The Doors, Jim Morrison, é, até hoje, um dos mais visitados do cemitério Pere-Lachaise, de Paris. Os milhares de fãs que o visitam todos os anos costumam depositar flores, cartas e até uísque na sepultura. Por conta disso, a administração do cemitério ameaçou várias vezes despejar Jim Morrison do local.

3. O Brasil inteiro se comoveu com o súbito falecimento da cantora Carmen Miranda. O velório e o enterro foram acompanhados por cerca de 500 mil pessoas. Enquanto chorava e lamentava a morte de Carmen, o povo cantava na surdina os principais sucessos da cantora. A multidão era tamanha que danificou 75 sepulturas do cemitério.

4. O funeral é uma cerimônia de despedida do falecido. No Brasil, o morto é velado pela família e pelos amigos até a hora do sepultamento ou cremação. Ele nunca é deixado sozinho.

5. Acredite se quiser, mas um dos locais mais animados da Idade Média era o cemitério. A população passeava, brincava e dançava entre os túmulos. Também era possível fazer compras (o açougueiro era apenas um dos comerciantes a dispor sua mercadoria sobre os jazigos) e participar de diversas cerimônias públicas. Os cemitérios serviam ainda para juízes comunicarem sentenças, padres darem o sacramento, pregadores itinerantes exortarem o povo ao arrependimento, prefeitos comunicarem suas medidas e, claro, de vez em quando alguém ser sepultado.

6. A maioria dos mortos é enterradas em túmulos normais. Alguns, no entanto são sepultados em mausoléus. O mais famoso mausoléu do Brasil é o da Academia Brasileira de Letras, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, onde estão sepultados alguns dos maiores escritores do país. Existem ainda mausoléus de religiosos, militares, maçons e músicos.

7. Você sabe o que significa Post mortem Photos? É o hábito de fotografar os mortos no caixão. Os familiares costumavam guardas as fotos de lembrança. A prática foi muito comum na Europa do século XIX e, até recentemente, no Nordeste brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES