7 curiosidades sobre a caminhada do homem no espaço

As caminhadas espaciais costumam durar seis horas

7 curiosidades sobre a caminhada do homem no espaço | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira pessoa a realizar uma caminhada espacial foi o russo Alexey Leovonov. Poucos homens tiveram o privilégio de realizar este passeio no espaço devido à dificuldade e preparação necessária para realizar esta atividade.

Separamos para você 7 curiosidades sobre a caminhada do homem no espaço.

1. Visor abaixo, nem sempre.

O capacete do traje espacial conta com um visor que protege os astronautas dos raios ultravioletas da luz solar. No entanto, é possível levantar o visor em alguns momentos da caminhada, ainda que durante pouco tempo.

2. Trajes espaciais russos e estadunidenses.

Os "EMU" como são conhecidos os trajes usados pela NASA, é um traje dividido em três partes: capacete, torso e pernas. Por sua vez, o traje russo chamado Orlan-MK é muito volumosos e emprega um desenho semirrígido em apenas uma peça. O astronauta entra por uma pequena porta na parte inferior do traje.

3. Nem todos os trajes são para uso externo.

Existem dois tipos de trajes espaciais. Os especiais para realizar as caminhadas espaciais denominado EVA (Extra Vehicular Activity), que tem cores claras para evitar que atinjam altas temperaturas quando são expostas ao sol.

Já os trajes para o interior da nave chamam-se IVA, e são de cor laranja, contendo bexigas infláveis que possuem oxigênio, que se inflam quando a pressão na cabine é reduzida.

4. Refrigeração dos trajes espaciais.

Os trajes espaciais possuem 91,5 metros de pequenos tubos por onde circula água com o fim de refrigerar o corpo dos astronautas e evitar a mudança repentina da temperatura corpora

5. Número 1 e 2 dentro do traje.

A roupa espacial tem um sistema de coleta de urina e fezes para estes casos.

Este coletor é um tipo de fralda que suporta todos os dejetos corporais até por sete horas. Durante a primeira viagem à lua, nenhum dos astronautas defecou em seus trajes.

6. Comer dentro do traje.

Os trajes contam com uma bolsa com 1,9 litros de água para evitar a desidratação; além de ter fruta ou barras energéticas.

A única coisa que os astronautas devem fazer para ingerir alimentos é girar sua cabeça para o depósito de alimentos.

7. Podem perder as unhas.

As caminhadas espaciais costumam durar seis horas. Durante os percursos, os astronautas costumam sofrer a queda das unhas das mãos devido à pressão das luvas e a rigidez das mesmas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES