A cor da roupa pode atrair mais picadas de mosquitos; saiba os motivos

A pesquisa conduzida pelo professor de Biologia Jeffrey Riffell, da Universidade de Washington, pode ajudar a explicar como os mosquitos encontram seus hospedeiros

mosquito | UTFPR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parece piada, mas a cor das roupas pode influenciar os mosquitos a se interessarem em picar uma pessoa. Ao menos foi o que mostrou um estudo da Universidade de Washington (EUA).

Publicado pela revista científica Nature Communications, o artigo sugere que as cores vermelho, preto e ciano atraem muito mais mosquitos. Na contramão, verde, roxo, azul e branco seriam cores ignoradas pelos insetos.

Odores atraem mosquitos, mas a roupa seria o golpe final 

Quando os mosquitos cheiram compostos específicos, como o CO2 da nossa respiração, seus olhos são estimulados a procurar cores específicas e outros padrões visuais associados a um hospedeiro em potencial. O estudo mostrou que, além da respiração, do suor e da temperatura da nossa pele, algumas cores influenciam a chegada de mosquitos.

(Fonte: UTFPR)

A pesquisa conduzida pelo professor de Biologia Jeffrey Riffell, da Universidade de Washington, pode ajudar a explicar como os mosquitos encontram seus hospedeiros. Isso porque, independente da pigmentação, a pele humana emite um forte "sinal" vermelho-alaranjado para os olhos deles. Sendo assim, determinadas cores de roupas potencializariam esses estímulos visuais aos pernilongos.

Estudo foi conduzido com mosquito Aedes aegypti 

Vetores da dengue e febre amarela, os mosquitos fêmeas da espécie Aedes aegypti foram os analisados pelos pesquisadores do estudo. Em seus experimentos, cada um deles foi observado individualmente em câmaras de teste em miniatura. Em cada uma delas, odores específicos foram pulverizados e apresentados com diferentes padrões visuais, como partes do corpo humano ou um ponto colorido.

(Fonte: CDC)

Nas situações em que não havia estímulo de odor, os Aedes aegypti ignoraram um ponto no fundo da câmara, independente da cor. Estimulados olfativamente, seguiram ignorando os pontos de cor verde, azul e roxo, mas indo em direção aos vermelhos, laranjas, pretos ou cianos. Estas cores foram escolhidas por corresponderem a comprimentos de onda mais longos de luz.

Evitar cores e cobrir mais partes do corpo ajuda a evitar picada

Segundo Jeffrey Riffell, o olfato das fêmeas — as responsáveis pelas picadas — é determinante para escolherem quem vão picar. Contudo, as cores apontadas como "fatores de risco" ampliariam a atração dos animais pelos humanos.

(Getty Images - NPR - Reprodução)

O estudo ainda é inconclusivo em apontar se os animais voadores têm a capacidade de identificar as cores como os humanos, ainda que já tenha ficado claro que as que apresentam maior comprimento de onda de luz são mais atrativas. Riffell afirma que a pergunta "como impedir de ser picado?" talvez tenha, finalmente, encontrado a resposta.

O especialista indica que uma forma de prevenção, então, seria evitar roupas vermelhas, diminuindo o potencial de atração dos pernilongos, além de cobrir mais partes do corpo com cores de outras tonalidades. Contudo, o professor alerta que mais pesquisas são necessárias para determinar como outras pistas visuais e olfativas também impactam e tornam os mosquitos mais atraídos por um potencial hospedeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES