A dor de cabeça deve ser investigada, entenda porquê

Há mais de 180 tipos de cefaleias. Estresse, falta de sono e uso de óculos com grau incorreto, estão entre as causas mais comuns.

| Mônica Sobral/ AT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você  já sofre com dores de cabeça, não fique ainda mais estressado com esse dado: existem mais de 180 tipos de cefaleias (termo técnico). O estado emocional é um dos gatilhos para o problema, que também pode ser reflexo da falta de sono, uso de óculos com grau incorreto, exposição a ruídos, traumas por batidas, sintoma de alguma doença e, é claro, da enxaqueca.

Percebi os efeitos de dores intensas na cabeça nos últimos anos e recorri a um médico. Tamanha eram os efeitos e ficava de cama por horas. Apesar do receituário médico recomendar uma medicação para estresse, decidi não depender do fármaco e hoje vivo sem dor. Segundo a neurologista Rosana Ferreira, as cefaleias são divididas em primárias, que são as enxaquecas, e secundárias, que estão ligadas a um problema inicial, como os exemplos mencionados acima. 

Existem vários tipos de dor de cabeça. Imagem: Pixabay.

“Nos consultórios, (os casos) que mais recebemos são as enxaquecas. Se tratadas, as dores são abrandadas e conseguimos espaçar os surtos e as crises, que são muito intensas”. 

Em um encontro com neurologistas na Philadelphia, nos Estados Unidos,  foi apresentado um medicamento que previne a enxaqueca. Os testes foram positivos e a droga, aprovada pelo Food and Drug Administration, o FDA, órgão regulador norte-americano. 

“No mês que vem, a medicação será lançada no Brasil. Essa substância é injetável e semelhante a uma caneta de insulina. Ela previne a dor por até um mês”. 

Falta de óculos ou uso de óculos com grau incorreto podem causar dores de cabeça. Imagem: Pixabay.

Quando procurar ajuda?

Rosana diz que o campo das cefaleias é muito grande e orienta a população a ficar atenta aos sinais das dores. “Se for persistente, intensa e não cessar com analgésicos comuns, o indivíduo deve procurar um neurologista. Assim, a dor de cabeça será investigada para determinar qual o tipo de dor e o tratamento para resolvê-la”.

Estresse

De acordo com o neurologista Pedro Oscar Nassif, tem crescido o número de pacientes entre 13 e 40 anos com queixas de dores de cabeça. O médico acredita que fatores como depressão, angústia, ansiedade e insônia ajudam a entender esse dado e, também, a como orientar e tratar as cefaleias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES