A história por trás do documentário “A ira de um anjo”

Em 29 de setembro de 1992, a HBO lançou o documentário Child of Rage (A Ira de um Anjo), que chocou o mundo ao apresentar a história de uma garotinha de 6 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No livro Ensaio Acerca do Entendimento Humano, o filósofo John Locke aponta que "Todos nascemos como uma tábula rasa", dando a entender que o ser humano nasce sem nenhum entendimento ou percepção das coisas. Isso sugere que a educação, o convívio familiar, o afeto e as questões socioeconômicas são fundamentais para formar o caráter de uma criança.

Shared

Em 29 de setembro de 1992, a HBO lançou o documentário Child of Rage (A Ira de um Anjo), que chocou o mundo ao apresentar a história de uma garotinha de 6 anos de idade chamada Beth Thomas em gravações feitas pelo seu psicólogo, Dr. Ken Magid, durante as sessões de terapia.

Os espectadores ficaram horrorizados com a violência, o ódio, a extrema apatia e o desejo declarado que a menina tinha de assassinar, com crueldade, os pais adotivos e o irmão. A maioria das pessoas estava em contato pela primeira vez com uma criança que apresentava sintomas de psicopatia. Mas por que Beth era assim? O que aconteceu com ela? É possível recuperar algo quebrado em tão pouco tempo?

O anjo 

Elizabeth Thomas perdeu a mãe biológica quando tinha apenas 1 ano de idade, deixada com o irmão Jonathan sob a custódia do pai. O homem abusou sexualmente das duas crianças por 6 meses até que médicos descobrissem o que estava acontecendo.

As crianças foram resgatadas de uma situação de vulnerabilidade. Jonathan estava imundo de fezes e urina dentro de um berço cercado por caixas de leite azedo. Beth não tomava banho há semanas, tampouco comia. Em meados de 1984, eles foram adotados por Jim e Julie Tennent, que fizeram essa escolha após tentarem engravidar por 8 anos. Na época, Beth tinha 2 anos e Jonathan, 7 meses.

Os irmãos significavam a realização de um sonho para o casal, que fazia de tudo para proporcionar a melhor da vida para eles, principalmente dando o afeto que Beth e Jonathan jamais receberam. Os dois foram cercados de atenção, amor, presentes, mimos e conforto.

Tudo parecia um sonho até que os pesadelos de Beth entraram no caminho — literalmente. A garota começou a acordar todas as noites se queixando de "um homem que caía sobre ela e a machucava com uma parte dele". Foi depois disso que o comportamento dela se alterou completamente.

Asas partidas de um sonho

Em momento algum, os Tennents foram alertados sobre as circunstâncias nas quais as duas crianças chegaram para a adoção; a assistente social alegou que elas eram saudáveis e livres de qualquer trauma psicológico. Jim e Julie estavam completamente no escuro sobre o que estava prestes a acontecer.

Quando o órgão de adoção foi confrontado pelo casal, os funcionários alegaram que não forneceriam o histórico dos infantes devido às leis de confidencialidade. Era irônico, uma vez que o bem-estar das crianças era a prioridade. Os pais não teriam sofrido tanto se tivessem tido o mínimo de respaldo. Outros na posição deles poderiam não ter encontrado a saída ideal para aquele pesadelo.

Beth começou a exibir raiva e descontrole absurdos. Ela xingava, fazia gestos obscenos e gritava até ficar vermelha. Ela chegou a jogar o irmão do berço para o chão e pisar tão forte na cabeça dele que foram necessários pontos para fechar os ferimentos. Jonathan era beliscado, mordido e socado por Beth quando os pais não estavam por perto. A própria menina chegou a relatar que molestou o garoto. E ela também tinha a tendência de se masturbar em público.

Desesperada e sem saber a origem de toda aquela agressividade, Julie passou a trancar Beth no quarto à noite, para garantir a segurança da família, principalmente porque várias vezes ela foi pega tentando esfaqueá-los. No tempo em que estava solta, Beth caçava animais para torturá-los como uma maneira de esvaziar aquele ódio incontrolável. No documentário, quando interrogada sobre os seus animais de estimação, ela respondeu: "Eu os prendi com estacas para que morressem". A situação se tornou insustentável para os Tennents; então, em 1989, eles decidiram procurar um psicólogo.

A ruptura

Dr. Ken Magid foi o responsável pelas conversas com Beth. À princípio, exibindo um comportamento malicioso, ela confessou que machucaria os pais adotivos esfaqueando-os até a morte. O profissional então organizou uma verdadeira jornada às origens psicológicas da garota, e foi assim que ela falou dos abusos sexuais que sofreu do pai biológico e expressou toda a sua aversão por pessoas. Ela acreditava que até mesmo o médico a machucaria, por isso o repudiava.

Beth foi diagnosticada com Transtorno de Apego Reativo (RAD), um grave distúrbio caracterizado pela dificuldade de criar vínculos sociais ou afetivos, frequentemente causado por situações de vulnerabilidade e abuso enfrentadas antes dos 5 anos de idade. Mas esse foi só um dos fatores responsáveis por desenvolver a psicopatia infantil.

Durante a internação, a garota expressou que entendia a consequência dos seus atos e não expressou remorso por isso. Ao longo de muitos anos de terapia intensiva, ela apresentou culpa genuína por ter causado dor aos pais e ao irmão. Depois, foi submetida a conviver sob um conjunto de regras rigorosas proposto por um especialista em RAD que a criou por muito tempo longe do afeto diário dos pais.

Beth conseguiu se sair bem na escola, socializando e fazendo amizades, e até se formou em Enfermagem na Universidade do Colorado. Atualmente, ela viaja o mundo dando palestras sobre a própria história e declara que superou o passado.

shared

Para muitos especialistas, a garota, que virou símbolo de estudo, apenas aprendeu a reprimir os instintos psicopáticos, uma vez que a doença não tem cura, e que a sua consciência apenas finge bem. Para outros, Beth é apenas o resultado de como a mente humana reage ao trauma e à negligência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES