A mais nova teoria para a origem da água na Terra

De acordo com um novo estudo, os blocos de construção do planeta podem ter fornecido hidrogênio suficiente para formar oceanos.

teoria da água na terra | pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A água da Terra pode ter vindo de meteoritos que estavam presentes no Sistema Solar interno na época em que nosso planeta foi formado, e não de cometas ou asteróides de longo alcance. A conclusão é fruto de pesquisa realizada pela Universidade de Lorraine, na França, publicada recentemente na revista Science.

Os cientistas descobriram que um tipo de meteorito chamado condrito enstatito contém hidrogênio suficiente para fornecer pelo menos três vezes a quantidade de água contida nos oceanos da Terra. Esses objetos são compostos mais ou menos do mesmo material que os planetas do Sistema Solar interno, uma área que se estende de Mercúrio a Marte.

Foundry Co (foto: Pixabay)

“Nossa descoberta mostra que os blocos de construção da Terra podem ter contribuído significativamente para a água da Terra”, disse Laurette Piani, líder do estudo. “O material contendo hidrogênio estava presente no sistema solar interno na época da formação do planeta rochoso, embora as temperaturas fossem muito altas para que a água condensasse.”

Para os pesquisadores, o mais interessante do estudo foi descobrir que os blocos de construção da Terra, antes considerados secos, na verdade continham água. Os condritos enstatitos são raros e constituem apenas cerca de 2% dos meteoritos conhecidos pelos astrônomos.

Pedaço do meteorito Sahara 97096, com cerca de 10 centímetros de comprimento e 0,5% do seu peso em água. (Crédito: L. Piani, Museu de História Natural de Paris).

Mas sua semelhança isotópica com a Terra, de acordo com os cientistas, é o que os torna particularmente interessantes. Isso porque os condritos enstatitas têm isótopos de oxigênio, titânio, cálcio, hidrogênio e nitrogênio semelhantes aos do nosso planeta - e, no estudo de materiais extraterrestres, as abundâncias dos isótopos de um elemento são usadas para diferenciar e identificar de onde os elementos vieram.

“Se os condritos enstatitas fossem efetivamente os blocos de construção de nosso planeta - como fortemente sugerido por suas composições isotópicas semelhantes - este resultado implica que esses tipos de condritos forneceram água suficiente para a Terra para explicar a origem da água da Terra, o que é incrível!” disse Lionel Vacher, co-autor do estudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES