A origem e por que o Dia da Mentira é 'comemorado' no dia 1º de abril

Brincadeira surgiu há cinco séculos, por uma decisão do rei Carlos IX, da França

A origem e por que o Dia da Mentira é 'comemorado' no dia 1º de abril | Imagem: Divulgação/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embora 'Mentira tem perna curta', ela é permitida no dia 1º de abril, quando celebramos o Dia da Mentira. A tradição desta data envolve brincadeiras, pregando peças em amigos e familiares, ou até mesmo enviando trotes. No entanto, por mais que pareça apenas uma diversão moderna, o Dia da Mentira tem suas raízes há cinco séculos e continua a ser uma tradição viva até os dias de hoje.

QUANDO SURGIU O DIA DA MENTIRA? O Dia da Mentira teve sua origem na Idade Média e, apesar de parecer uma tradição brasileira, sua propagação teve início na França do século 16, carregando consigo um significado histórico. 

QUAL É A ORIGEM DO DIA DA MENTIRA? Durante a Idade Média, o calendário adotado era o juliano, diferente do calendário gregoriano que usamos hoje. Na França, o ano começava em 1º de abril de acordo com o calendário juliano. No entanto, em 1564, o rei Carlos IX optou por adotar o calendário gregoriano, mas a população resistiu à mudança.

POR QUE A DATA É COMEMORADA EM 1º DE ABRIL? Com a introdução do novo calendário, aqueles que resistiram à mudança da data passaram a ser ridicularizados como "bobos de abril". Eles se tornaram alvos de diversas brincadeiras, desde convites para festas de Ano Novo fictícias até presentes e cartões comemorativos. Desde então, o 1º de abril ganhou a reputação de Dia da Mentira e se disseminou por todo o mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES