Absorventes podem ser nocivos à saúde, segundo revela estudo

71% das brasileiras não sabem que os absorventes tradicionais podem conter substâncias nocivas para a saúde

Absorventes podem ser prejudiciais a saúde da mulher | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eles são muito usados pela maioria das mulheres. Há quem prefira abolir o uso e buscar outras alternativas, mas quem permanece com  a opção de uso, nem de longe sabe o que realmente ele pode trazer para seu corpo.

Muitas mulheres não sabem que os absorventes tradicionais contêm substâncias que podem ser prejudiciais à saúde. A constatação é de um estudo feito por médicos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Tudo por causa de um material usada na composição dos absorventes: a carboximetilcelulose geleificada.

Essa substância é usada nos absorventes, proporciona um meio viscoso propício para o desenvolvimento de bactérias. Além disso, ainda existem outras substâncias nocivas, como a dioxina e o rayon.

E a Famivita, em seu mais recente estudo constatou que 71% das brasileiras não sabem que os absorventes tradicionais contém substâncias nocivas para a saúde. Especialmente as 79% de mulheres que optam por utilizar os absorventes externos tradicionais, e as 15% que utilizam os absorventes internos.

Absorventes podem ser nocivos a saúde da mulher/reprodução internet

Os dados por estado demonstram que, a Paraíba é o estado em que mais mulheres sabem que os absorventes podem ser nocivos para a saúde, com 36% das participantes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, 30% e 28%, respectivamente, sabem sobre esse fato. Já o Ceará, é o estado em que menos mulheres têm conhecimento sobre os absorventes serem nocivos, com 21% das participantes.

Mas, o que fazer se os absorventes são nocivos à saúde da mulher? Uma opção é o coletor menstrual. Os coletores menstruais são também ecológicos, pois são reutilizáveis e feitos de material sustentável. Porém, conforme também constatamos em nosso estudo, somente 2% das brasileiras utilizam o coletor menstrual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES