Afinal de contas o tomate é uma fruta ou um vegetal? Saiba aqui

O tomate é rico em vitaminas e nutrientes que fazem bem ao corpo humano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tomates são incríveis, e mesmo quem não gosta de uma salada de tomate possivelmente já comeu alguma coisa feita com molho da fruta. Mas, calma: será mesmo que ele é uma fruta?

Conhecido como um alimento funcional e chamado também de supercomida, o tomate é rico em vitaminas e nutrientes que fazem bem ao corpo humano – sem falar no famigerado licopeno, responsável por nos livrar de algumas doenças crônicas, e também no betacaroteno e na vitamina C.

O tomate em si deveria fazer parte de toda boa dieta, mas quando precisamos classificar o dito cujo, às vezes fica aquela dúvida: o tomate é um vegetal, uma fruta ou uma mistura das duas coisas? Você, que não dormiu nas aulas de Biologia, conseguiria responder?

Fruta ou vegetal?

Para a botânica, uma fruta é tudo aquilo que vem da fertilização do ovário de uma flor. Os vegetais são as outras partes comestíveis de algumas plantas – ou seja: com base nessa definição, o tomate é uma fruta.

Alguns nutricionistas, no entanto, consideram que o tomate é um vegetal justamente porque ele não é rico em frutose, ao contrário de frutas como laranja e maçã. De uma forma mais prática, as frutas são classificadas também como itens que podem incrementar pratos doces, o que não é o caso do tomate.

Então o tomate é uma fruta pela forma como se desenvolve e cresce, mas pode não ser em termos nutricionais. Em aspectos comerciais, por causa da cobrança de impostos, o tomate também pode ser classificado como vegetal e não como fruta – nos EUA, é fruta no Tennessee, mas é vegetal em Nova Jersey. Ou seja: vai, realmente, do gosto do cliente. De qualquer forma, comer o tomate, seja ele fruta ou vegetal, é importante para a saúde, e disso você não precisa duvidar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES