Alimentos enlatados: o que você deve saber sobre eles

Tomate enlatado tem mais licopeno que a versão in natura e lata amassada não compromete a qualidade dos alimentos

| iStock Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) esclarece algumas dúvidas sobre as verdades e mentiras dos alimentos enlatados. Uma das tarefas da Associação é reiterar que lata amassada não compromete a qualidade dos alimentos, que os enlatados não levam conservantes e aditivos químicos, entre outras informações que ainda são novidades para muitos consumidores.

 Segundo Thais Fagury, engenheira de alimentos da Abeaço, com a evolução da tecnologia para embalagens, a lata de aço se tornou mais resistente, prática e segura. “Entre milhares de novos atributos desenvolvidos, dois merecem ser citados: o sistema de abertura e fechamento, facilitando o envase e o armazenamento de alimentos após abertos, e a criação da película interna flexível, que acompanha a deformação da embalagem e protege o conteúdo mesmo em caso de amassamento”, conta Thais.

 Outra vantagem que merece destaque é que os alimentos envasados na lata de aço têm seu sabor e suas propriedades nutricionais preservadas por mais tempo sem necessidade de refrigeração, contribuindo para economia de energia. A embalagem bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a degradação do conteúdo e, por isso, conserva o produto por mais tempo na prateleira ou em casa.

 

Conheça algumas verdades e mentiras sobre os alimentos enlatados e as latas de aço:

 

1 – Embalagem de aço é a melhor opção para o envase de azeite

Verdade. Uma pesquisa da Unicamp provou que a lata de aço é a melhor opção de embalagem para preservar o azeite e suas propriedades nutricionais. Diferente das outras embalagens transparentes, a lata de aço bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a oxidação do produto e comprometem a qualidade e sabor.

 

2 – Alimentos enlatados são opções saudáveis

Verdade. Os alimentos envasados em latas de aço não só são saudáveis como, em alguns casos, têm melhor valor nutricional que sua versão in natura. A lata preserva naturalmente o sabor e todas as propriedades nutricionais dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. Além disso, seu processo de fabricação destrói totalmente os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas.

 

3 – Os produtos ficam protegidos na lata de aço

Verdade. A lata de aço impede o contato dos alimentos com a luz e o oxigênio que deterioram as propriedades dos alimentos, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, seu sabor, cor e consistência.

 

4 – Lata amassada compromete a qualidade dos alimentos

Mentira. Mesmo se a lata estiver amassada não há problema algum em consumir o alimento, pois as embalagens são revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas, pois indica reações químicas inadequadas para o consumo.

 

5 – Latas enferrujadas podem causar tétano

Depende. A ferrugem faz parte do processo natural da degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde. Já o tétano é uma doença causada por micro-organismo que pode estar em muitas superfícies, principalmente no solo. Ou seja, qualquer material desde que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença.

 

6 – Tomate em lata tem mais licopeno do que o tomate in natura

Verdade. O tomate enlatado possui três vezes mais licopeno do que o tomate tradicional, devido ao seu processo de cozimento dentro da própria lata. Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando exposto ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade da substância, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos.

 

7 – Milho cozido em casa é menos calórico do que o milho enlatado

Mentira. O milho enlatado é 40% menos calórico do que o milho cozido em casa.

 

8 – Os alimentos enlatados são econômicos

Verdade. Os alimentos enlatados oferecem melhor custo-benefício, são saborosos, nutritivos e permanecem preservados por mais tempo, evitando desperdícios. Além disso, com enlatados você não gasta energia para armazenar os alimentos, pois eles não precisam de refrigeração.

 

9 – Feijoada enlatada possui mais calorias do que a feijoada tradicional

Mentira. Feijoada em lata é 30% mais leve do que a feijoada tradicional.

 

10 - Alimentos enlatados não causam botulismo

Verdade. O bolutilismo não está relacionado à embalagem. É uma forma de intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados, geralmente a doença está atrelada ao consumo de conservsa caseiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES