Alunos se recusam a assistir aulas após troca de diretores

Alunos se recusam a assistir aulas após confusão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes do Unidade Escolar Professor José Amável, no bairro São João, Zona Leste de Teresina, realizam um ato e se recusaram entrar em sala de aula na manhã desta segunda-feira (2/05) após a exoneração dos dois diretores. Segundo os alunos, a direção do colégio foi trocada sem aviso prévio e não teria motivação.

"A Gerência Regional de Educação demitiu os diretores na sexta-feira sem nenhum comunicado para aos estudantes, pais e até mesmo os funcionários da escola, sendo que fomos nós que elegemos a direção. A Secretaria quer colocar outras pessoas no lugar que nem conhecem a nossa rotina", declarou a estudante Elda Ipiapina, do 3º ano do Ensino Médio.

O secretário geral da unidade escolar, José Valdenir, confirmou as informações repassadas pelos alunos e frisou que os funcionários também são contra a exoneração dos diretores. De acordo com ele, a Gerência Regional de Educação não apresentou justificativa plausível para a demissão e defendeu o ato realizado pelos estudantes.

"Todos foram pegos de surpresa, nem os diretores estavam sabendo. Eles foram chamados na sexta-feira para uma reunião e lá receberam o comunicado da demissão, sem a publicação de nenhuma portaria ou aviso. A Gerência de Educação só alegou ausência dos diretores na escola, o que não é verdade. A direção deveria permanecer até janeiro de 2017, por voto nosso e o que estão fazendo não é certo!", disse José Valdenir.

Para o professor Joaquim Neto, a saída dos diretores compromete o andamento do ano letivo e prejudica a dinâmica da escola. Ele destacou que a direção sempre esteve presente nas ações desenvolvidas pelos alunos e lamentou a situação.

"O ano letivo já começou atrasado por causa da greve dos professores e agora acontece isso. Os diretores foram exonerados sem nenhuma defesa e não tiveram acesso aos relatórios feitos pelas técnicas de fiscalização Seduc, que foram colocaram na escola depois da manifestação dos alunos pedindo conserto dos ar-condicionados", contou.

Durante o ato, os estudantes informaram que voltam assistir aula somente com o retorno dos antigos diretores. O ex-diretor Nildo da Rocha Filho esteve na escola para recepcionar os novos sucessores e preferiu não falar com a reportagem sobre a exoneração.

Nota

A Secretaria de Educação alegou que um processo administrativo disciplinar instaurado contra os dois diretores culminou na exoneração de seus cargos. Isso porque, segundo a Seduc, denúncias realizadas ao órgão constavam a ausência corriqueira dos diretores na escola e reclamações gerais.

O órgão disse ainda que o processo administrativo passou ainda pelo setor jurídico da Seduc que decidiu afastar os dois diretores. Conforme a Secretaria, dois novos diretores já se apresentaram à unidade de ensino nesta segunda-feira (2) e devem assumir os cargos na terça (3).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES