mais

Alzheimer pode ser prevenido com hábito de higiene bucal

Pesquisadores acreditam que será possível prevenir, a longo prazo, que tais pessoas desenvolvam Azlheimer.

 A Alzheimer's Association, localizada em Illinois, nos Estados Unidos, divulgou estudo promissor que revela que escovar os dentes, além de ser um ato higiênico, também tem relaçaõ à prevenção da doença de Alzheimer.


A justificativa da pesquisa é que após estudo com pessoas que têm gengivite, ou seja, inflamação da gengiva motivada por placa bacteriana localizada no local, têm níveis elevados de beta-amiloide, que vem a ser uma proteína perigosa no cérebro de quem sofre da doença.


Os pesquisadores descobriram que com o passar do tempo, tais proteínas se agrupam no cérebro das pessoas, formando placas que circundam células nervosas naquele local. Diante disso, essa ação provoca a inibição de funções cerebrais, levando ao declínio cognitivo.  


Escovação diária dos dentes evita a gengivite. (Foto: FREEPIK )Escovação diária dos dentes evita a gengivite. (Foto: FREEPIK )

É do conhecimento geral que por meio da escovação dos dentes, pelo menos duas vezes por dia, é possível evitar a gengivite. Também é preciso usar o fio dental e fazer visitas periódicas ao dentista.


Com esse ritual diário, os pesquisadores acreditam que será possível prevenir, a longo prazo, que tais pessoas desenvolvam Alzheimer.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail