Alzheimer pode ser prevenido com hábito de higiene bucal

Pesquisadores acreditam que será possível prevenir, a longo prazo, que tais pessoas desenvolvam Azlheimer.

Hábito de escovar os dentes pode evitar gengivite | FREEPIK
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Alzheimer's Association, localizada em Illinois, nos Estados Unidos, divulgou estudo promissor que revela que escovar os dentes, além de ser um ato higiênico, também tem relaçaõ à prevenção da doença de Alzheimer.

A justificativa da pesquisa é que após estudo com pessoas que têm gengivite, ou seja, inflamação da gengiva motivada por placa bacteriana localizada no local, têm níveis elevados de beta-amiloide, que vem a ser uma proteína perigosa no cérebro de quem sofre da doença.

Os pesquisadores descobriram que com o passar do tempo, tais proteínas se agrupam no cérebro das pessoas, formando placas que circundam células nervosas naquele local. Diante disso, essa ação provoca a inibição de funções cerebrais, levando ao declínio cognitivo.  

Escovação diária dos dentes evita a gengivite. (Foto: FREEPIK )

É do conhecimento geral que por meio da escovação dos dentes, pelo menos duas vezes por dia, é possível evitar a gengivite. Também é preciso usar o fio dental e fazer visitas periódicas ao dentista.

Com esse ritual diário, os pesquisadores acreditam que será possível prevenir, a longo prazo, que tais pessoas desenvolvam Alzheimer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES