Andarilho encontra uma antiga espada Viking de 1,2 mil anos

O artefato foi achado escondida sob uma pedra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após fazer uma intensa caminhada, o andarilho Goran Olsen descansava nos arredores da aldeia de montanha Haukeli, na Noruega e encontrou uma antiga espada Viking de aproximandamente 1,265 anos, escondida sob uma pedra.

A informação é do site Mother Nature Network, baseada em uma declaração do Conselho de Hordaland, condado próximo ao local onde o objeto foi encontrado no último mês de outubro.

A idade aproximada da espada foi constatada por arqueólogos que também analisaram as condições e se surpreenderam com o ótimo estado em que o artefato se encontra, apesar de ter ficado um longo tempo em exposição ao ar livre.

A espada que tem 77 centímetros é confeccionada inteiramente de ferro e está praticamente inteira com apenas algumas ferrugens e o punho perdido. A relíquia foi levada para o Museu Universitário de Berga, em Hordaland, para ser melhor estudada.

De acordo com um dos curadores do local, Per Morten Ekerhovd, é muito raro encontrar algo remanescente da Era Viking tão bem conservado. “Ela poderia ser usada hoje, se os gumes fossem afiados”, declarou em entrevista à CNN.

A explicação para tal situação se dá em função do clima do local onde a espada foi encontrada. Na montanha em que ela estava, todos os arredores estão cobertos de neve e permanecem assim durante pelo menos seis meses por ano. Durante o verão, a região enfrenta condições de muito baixa umidade. Por isso, o objeto sobreviveu muito bem a mais de um milênio sem grandes deteriorações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES