Anemia pode virar leucemia?

Onco-hematologista esclarece sobre o assunto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das perguntas que as pessoas fazem quando descobrem que estão anêmicas é se a anemia pode se transformar em leucemia. A dúvida surge por conta das duas patologias se originarem no sangue, porém a medicina afirma que não existe tal risco, mas alerta que a anemia pode ser um sinal de leucemia.

O onco-hematologista, doutor Celso Massumoto explica que a anemia é quando a substância hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio no corpo, está no nível abaixo do normal no sangue. Já a leucemia é um tipo de câncer que surge quando os glóbulos brancos, originários na medula óssea, responsáveis pela defesa do organismo de doenças e infecções, estão descontrolados e com isso não protegem da maneira que deveriam.

“Deve-se tratar a anemia com seriedade, pois ela em um estado relevante permite que atividades corriqueiras do dia a dia como levantar da cama ou tomar banho se torne exaustivas. A anemia não se transforma em leucemia, porém a sua existência no indivíduo pode ser um sintoma da doença”, informa Massumoto.

O médico ainda alerta para outros sintomas de leucemia que vão além da anemia, como infecções graves ou recorrentes, febre e suor noturnos, sangramentos nas gengivas e nariz, perda de peso, gânglios inchados, entre muitos outros que podem não parecer com algo grave. “Temos que estar atentos aos sinais que o nosso organismo dá. A melhor forma de se precaver é sempre consultar um médico quando perceber que algo não está bem, dessa forma, caso seja uma doença grave, quanto mais rápido se descobrir mais assertivos serão os tratamentos”, enfatiza o onco-hematolgista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES