Aniversário de Teresina: veja o antes e depois da cidade em 170 anos - Estação Ferroviária de Teresina...

Teresina é a primeira cidade planejada do Brasil e a única capital do Nordeste que não é banhada pelo mar. Veja como a cidade mudou ao longo dos anos! - Estação Ferroviária de Teresina...

Slide 2 de 19
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estação Ferroviária de Teresina...

A Estação Ferroviária de Teresina foi inaugurada em 1926 e integra um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A construção do edifício começou em 1922, com um estilo eclético. O prédio é ornamentado em madeira lavrada com telhado de duas águas, coberto com telhas do tipo Marselha. A fachada exibe o ano da inauguração (1926) e o nome da cidade, que na época era grafado "Theresina". 

A estação permaneceu desativada durante 12 anos, até ser construída a ponte ferroviária sobre o rio Parnaíba. Até então, os passageiros que vinham de São Luís, pela ferrovia São Luís-Teresina, tinham que usar barcos para atravessar o rio. Somente em 31 de dezembro de 1938 o primeiro trem M-1 chegou à estação. Em 1965, com a abertura do trecho Altos-Oiticica, Teresina finalmente foi ligada ao Ceará e ao resto do Nordeste.

Crédito da foto: Coordenação do Patrimômio Cultural do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES