Anúncios com modelos de olhos puxados causa polêmica na China

“Herdei minha aparência dos meus pais”, escreveu a jovem de 28 anos na plataforma Weibo, o Twitter chinês.

Avalie a matéria:
modelo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Não mereço ser chinesa só porque tenho olhos puxados?" Foi o que a modelo chinesa Cai Niangniang escreveu em um post recente nas redes sociais, depois que fotos antigas dela viralizaram e causaram polêmica sob acusação de "perpetuar estereótipos".

Durante vários dias, ela foi atacada online por ser "deliberadamente ofensiva" e "antipatriótica", devido a uma série de anúncios em que apareceu para a marca de salgadinhos chinesa Three Squirrels.

Modelo na China (Foto: reprodução)

Seu "crime"? Ter olhos puxados.

Alguns usuários ficaram tão indignados que a empresa acabou removendo os anúncios online e se desculpou por fazer as pessoas "se sentirem desconfortáveis" com eles.

Mas Cai disse que não sabia o que tinha feito para ser vítima de bullying virtual e destacou que estava "apenas fazendo meu trabalho" como modelo.

"Herdei minha aparência dos meus pais", escreveu a jovem de 28 anos na plataforma Weibo, o Twitter chinês.

"Insultei a China no dia em que nasci só devido à minha aparência?"

Os anúncios, originalmente filmados em 2019, foram desenterrados por internautas nacionalistas em meio a um período de alta sensibilidade online no país em relação à forma como os chineses são retratados.

Em novembro, uma importante fotógrafa de moda chinesa se desculpou por sua "ignorância" depois que uma foto que ela tirou para a marca de luxo francesa Dior gerou uma reação adversa. Era uma modelo chinesa de olhos puxados.

Nos últimos dias, houve outros incidentes que causaram polêmica nas redes sociais por causa de anúncios da Mercedes-Benz e Gucci que mostravam mulheres chinesas com olhos puxados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES