Aparecimento de peixe raro provoca medo de catástrofe no Japão

Reza a lenda que o aparecimento do peixe-remo antecede catástrofes no Japão, como terremotos e tsunamis. Há algumas semanas, o animal foi avistado nas águas japonesas, o suficiente para que rumores de uma iminente tragédia tomassem forma

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reza a lenda que o aparecimento do peixe-remo antecede catástrofes no Japão, como terremotos e tsunamis. Há algumas semanas, o animal foi avistado nas águas japonesas, o suficiente para que rumores de uma iminente tragédia tomassem forma nas redes sociais. 

Reprodução/Instagram

"Temores de um desastre natural estão crescendo no Japão devido a um raro peixe-remo (...) lendas dizem que eles vão para a costa antes de terremotos submarinos", escreveu uma usuária no Twitter.

Algumas pessoas garantem que viram o animal pouco antes do terremoto e tsunami que assolou Fukushima, em 2011, e levou ao rompimento de uma usina nuclear na região e à morte de cerca de 20 mil pessoas.

 Especialistas, no entanto, garantem que não há qualquer relação entre os peixes e os fenômenos que, vez ou outra, atingem o país.

O peixe-remo pode medir de 5 a quase 11 metros de comprimento e tem um corpo fino e prateado. Ele costuma viver a 200 metros de profundidade, no Oceano Índico e na porção norte do Pacífico, sendo rara sua aparição na superfície. 

Segundo informações do "Japan Times", desde o começo do ano, seis exemplares apareceram no mar do Japão, dois deles capturados por redes de pesca. O jornal sul-coreano JoongAng Ilbo também reportou o aparecimento de um no país, no dia 8 de janeiro.

MENSAGEIRO DE TERREMOTOS?

De acordo com uma lenda japonesa, o peixe-remo é um mensageiro do palácio do rei Mar que prenuncia terremotos. 

Embora alguns cientistas acreditem que o peixe-remo pode se deslocar para águas mais rasas ao detectar alterações eletromagnéticas decorrentes do movimento de placas tectônicas -- um dos fatores que podem ocasionar tsunamis --, ainda é cedo para determinar as causas que levaram o peixe a ser avistado.

Kazusa Saiba, tratador do aquário de Uozu, no Japão, acredita que o aumento na temperatura dos oceanos e mudanças súbitas na crosta terrestre, que alteram a dinâmica das correntes marítimas, podem explicar a vinda dos peixes à superfície.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES