Aplicativo de rastreamento contra Covid-19 acaba flagrando traições

O GPS dos aparelhos indica onde as “pessoas de interesse” estão indo, analisa dados do cartão de crédito para descobrir.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um aplicativo criado para rastrear pessoas com coronavírus na Coreia do Sul acabou acidentalmente flagrando traições, contou um documentário da emissora britânica Channel 4. As informações são do Extra. 

O aplicativo, desenvolvido por um jovem de 19 anos, é capaz de localizar, com base nos dados dos telefones celulares, as pessoas que tenham sido infectadas, dando ao governo a oportunidade de alertar aqueles que tiveram contatos com elas.

Reprodução

O GPS dos aparelhos indica onde as "pessoas de interesse" estão indo, analisa dados do cartão de crédito para descobrir, por exemplo, onde essas pessoas estão comendo e também utiliza câmeras de segurança para conhecer os seus paradeiros.

"Se o paciente chegou a um certo lugar às 14h e saiu às 15h, o governo precisa localizar quem teve contato com ele durante esse tempo", disse um cientista no documentário.

O aplicativo, então, emite um alerta, do tipo: "Homem, de 58 anos, bancário, passou por essa área, visitou esse motel e foi a um cinema".

"Alguém acaba ligando os pontos: 'Espera, eu conheço um bancário de 58 anos que mora nessa região'. As pessoas estavam em locais onde não deveriam estar, como em um motel. Houve casos de traição", completou o cientista.

O documentário "The Country That Beat The Virus: What Can Britain Learn?" (O país que derrotou o coronavírus. O que a Grã-Bretanha pode aprender?) mostrou como a Coreia do Sul se tornou um caso de sucesso no combate à Covid-19, sem necessidade de "lockdown". Até agora, a doença matou 250 sul-coreanos, contra mais de 33 mil pessoas no Reino Unido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES