Aplicativo polêmico pode banir para sempre usuário do WhatsApp

Usuários precisam migrar de aplicativos alternativos para a versão oficial.

| Anna Kellen Bull
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O WhatsApp anunciou na última sexta-feira (8) que vai banir contas vinculadas ao GB WhatsApp e WhatsApp Plus, assim como a outras versões não-oficiais do serviço. A punição vai ser temporária, com duração de 72 horas, o que impedirá ações na plataforma oficial de mensagens. Após esse período, o usuário deve migrar para o software oficial – isso evita a expulsão permanente. Em um comunicado oficial, a rede social afirmou que "não autoriza esses apps de terceiros", pois não pode garantir medidas de privacidade e proteção de dados, o que fere os termos de uso do serviço. A plataforma recomenda desinstalar esses aplicativos não-oficiais.

Uma notificação será enviada para as pessoas que estiverem em desacordo com as normas do WhatsApp para avisar sobre o banimento. O usuário que permanecer nas plataformas alternativas corre o risco de ter suas informações pessoais expostas. Na nota divulgada pelo mensageiro, há instruções sobre como os interessados podem retornar ao serviço oficial de mensagens. O procedimento será descrito abaixo, mas sem imagens de demonstração, pois isso implicaria na instalação dos serviços terceiros.

Por usarem o código aberto do WhatsApp, o GB WhatsApp e o WhatsApp Plus não estão disponíveis nas lojas oficiais de aplicativos Google Play, do Google, e App Store, da Apple. Dessa forma, eles exigem o uso de um APK não-oficial. Vale ressaltar que esse recurso só funciona em celulares Android, ou seja, as versões não-autorizadas não podem ser incluídas em iPhone (iOS).

Crédito: Anna Kellen Bull

O atrativo dessas plataformas está na oferta de funções exclusivas – indisponíveis no WhatsApp oficial –, tais como: enviar áudios de até 100 MB; mensagens protegidas por senha; trocar a cor do cabeçalho; ocultar informações do remetente; não informar o último acesso ao aplicativo ou ficar online o tempo todo (mesmo com a tela estiver desligada); entre outras aparentes vantagens.

Como migrar do GB WhatsApp para a versão oficial do WhatsApp

1. Caso o usuário seja banido, é necessário esperar até o fim da medida. No GB WhatsApp, vá em "Mais opções", selecione "Conversas" e, por fim, "Salvar conversas";

2. Nas configurações do celular, vá em "Armazenamento" e depois toque em "Arquivos". Busque a pasta do GB WhatsApp e selecione-a. No canto superior direito da tela, pressione "Mais" e escolha "Renomear". O novo nome deverá ser "WhatsApp";

3. Baixe o aplicativo oficial do WhatsApp e faça a configuração padrão solicitada pelo mensageiro;

4. Confirme o seu número de telefone e selecione "Restaurar" na tela de Backup. Depois vá em "Próximo" e, então, as conversas salvas serão carregadas.

Como migrar do WhatsApp Plus para a versão oficial do WhatsApp

1. Baixe o WhatsApp oficial. Caso o histórico de conversas tenha sido salvo anteriormente, o app oficial fará a transferência de forma automática.

É importante ressaltar que, de acordo com o FAQ do WhatsApp, não há confirmação de que o usuário conseguirá manter suas mensagens. "Observe que não podemos garantir que a transferência do histórico de conversas será bem-sucedida porque o WhatsApp não é compatível com apps não oficiais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES