Após bar fechar, igreja passa a servir cerveja “pós-culto”

O consumo de cerveja é um hábito tradicional no país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bélgica tem uma grande tradição cervejeira. Algumas das melhores cervejas do mundo, como a Delirium Tremens, são produzidas lá; algumas das mais populares também têm origem belga – como a Stella Artois. O consumo de cerveja é um hábito tradicional no país, sendo parte do dia a dia de grande parte da população, em várias faixas etárias. Por isso, houve uma grande comoção em um pequeno vilarejo de Brielen quando seu único bar foi fechado. E isso explica também porque, depois disso, o pastor protestante do local decidiu que a cervejinha de domingo agora teria lugar em sua igreja.

Não que a estreita relação entre sacerdotes e a bebida seja novidade na Bélgica – muitos dos famosos rótulos do país são produzidos por monges (é a chamada cerveja trapista). Se você pensa que isso pode afastar os fiéis do caminho do Senhor, pense duas vezes: sem culto, sem cerveja. Essa é a principal regra do “bar sagrado”, que deve ser cumprida à risca.

A decisão do pastor se deu diante da percepção de que as reuniões de seu rebanho no bar local, após a missa, eram um importante fator de congregação da comunidade. Assim, com a bênção das autoridades locais, ele determinou que mesas e cadeiras de madeira fossem colocadas no templo após o culto e que a cerveja fosse totalmente liberada – mas só até as 13h, impreterivelmente; essa é outra das regras. E próprio pastor se junta ao seu rebanho para tomar uma brejinha. Mas sem música e sem dança – o último mandamento do “santo bar”. Porém, o registro do canal francês LCI mostrou que isso em nada atrapalha a diversão dos fiéis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES