Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas

O Brasil fica com a terceira posição no ranking de maiores consumidores de massas no mundo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira receita de macarrão pode até, supostamente, ter vindo da China, mas quem popularizou a massa do jeitinho que ela é, foram os italianos. Eles, inclusive, trouxeram este prato às terras brasileiras e com base no sucesso deste alimento na nossa culinária, segundo a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), o Brasil fica com a terceira posição no ranking de maiores consumidores de massas no mundo.

Queridinha nas mesas de casa e famosas no almoço de domingo, a massa é versátil, prática e também rica em carboidratos. Ou seja, além de gostosa, ainda dá energia para o dia todo. Pode ser encontrada em diversos tipos e cortes, como secas, frescas, recheadas, curtas, longas e planas, com ovos, sêmola e até instantâneas.

Independentemente da facilidade de manuseá-la em vários tipos de pratos, a massa é um alimento que precisa de cuidados, principalmente em seu cozimento. Isso evita errar no ponto e acabar com um resultado inesperado.

Confira:

Utilize uma panela grande para que o macarrão possa se mover livremente na água fervente. Como medida aproximada, são 5 litros de água e 1 colher (sopa) de sal para 450g de massa. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de óleo para evitar que grude durante o cozimento. Cozinhe-a em panela destampada, com água fervendo constantemente, mexendo de vez em quando, até que atinja o ponto al dente.

Massas curtas (argola, búzios, conchinha, parafuso e penne): Leve uma panela grande com água ao fogo e deixe ferver. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a massa toda, de uma vez só, e deixe ferver novamente. Cozinhe com a panela destampada até que a massa esteja al dente, mexendo de vez em quando. Despeje-a em um escorredor e agite bem para drenar toda a água. Coloque a massa de volta na panela e reaqueça com um pedaço de margarina ou 1-2 colheres (sopa) de azeite, ou vire em uma travessa preaquecida e cubra com molho.

Massas longas (spaghetti e ninho, por exemplo): A técnica para cozinhar massa longa consiste em mergulhá-la lentamente na água fervente. Ao entrar em contato com a água fervente, o macarrão fica macio e pode se espalhar na panela sem quebrar. Calcule o tempo de cozimento a partir do momento em que voltar a ferver depois de colocá-lo. Quando estiver cozido, escorra bem. Enxágue a panela, leve de volta ao fogo e adicione um pedaço de margarina ou 15-30 ml de azeite. Coloque-o novamente na panela e mexa sob fogo alto até ficar brilhante.

Além destas dicas, não se esqueça de seguir o modo de preparo indicado na embalagem para conseguir o sabor e consistência desejados!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES