Aquamação: A técnica que substitui o enterrado ou cremação após a morte

Descubra uma alternativa sustentável à cremação convencional, que utiliza água e alcalinidade para dissolver o corpo humano

Aquamação: o que é e como funciona | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tema da morte e o que acontece com nossos corpos depois que morremos costuma ser um tabu em muitas culturas. No entanto, com o surgimento de métodos alternativos de enterro e cremação, é um tópico que vale a pena discutir abertamente. Um desses métodos alternativos é a aquamação, também conhecida como cremação em água ou biocremação.

Aquamação é um processo relativamente novo que usa hidrólise alcalina para dissolver o corpo, deixando para trás apenas o esqueleto. Ao contrário da cremação tradicional, que envolve a queima do corpo a temperaturas de quase 1000°C, a aquamação usa uma combinação de água e álcali para quebrar o corpo. O processo leva várias horas e é realizado em um recipiente especialmente projetado.

Aquamação: o que é e como funciona 

O corpo é colocado dentro do vaso, que é então enchido com uma mistura de água e hidróxido de potássio. O recipiente é aquecido a cerca de 160°C, o que ajuda a acelerar o processo. À medida que a pressão dentro do vaso aumenta, a solução quebra a matéria orgânica, deixando apenas os ossos. Os ossos restantes são então secos e triturados em um pó fino, que pode ser devolvido à família em uma urna ou tubo de dispersão.

Aquamação: o que é e como funciona 

Uma das principais vantagens da aquamação sobre a cremação tradicional é o seu impacto ambiental. A cremação tradicional libera gases nocivos do efeito estufa na atmosfera, enquanto a aquamação é uma alternativa mais ecológica. De fato, a aquamação utiliza cerca de 90% menos energia do que a cremação tradicional e não emite quaisquer poluentes tóxicos.

Aquamação: o que é e como funciona 

A aquamação também é um processo mais suave do que a cremação tradicional. O calor e as chamas da cremação tradicional podem causar danos ao corpo, o que pode ser angustiante para algumas pessoas. A aquamação, por outro lado, é um processo muito mais suave que não envolve chamas ou calor. Isso pode ser reconfortante para as famílias que desejam que o corpo de seus entes queridos seja tratado com respeito e dignidade.

Aquamação: o que é e como funciona 

Outra vantagem da aquamação é que pode ser uma opção mais acessível do que a cremação ou enterro tradicional. A cremação tradicional pode ser cara e o custo pode variar dependendo do local e dos serviços necessários. A aquamação, por outro lado, é um processo relativamente novo e é muito mais barato que a cremação tradicional. Isso pode torná-la uma opção mais acessível para famílias com orçamento apertado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES