Arroz cru congelado pode ajudar a amenizar o calor em casa

Veja como deixar a casa mais fresca no verão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter uma noite de sono tranquila em pleno verão pode ser uma tarefa difícil sem aquela ajuda amiga do ar-condicionado. Mas existem truques que podem fazer da sua casa ou apartamento um lugar menos abafado nessa estação.

Sono fresquinho

A designer Karina Salgado, do escritório Two Design, tem três ideias para refrescar a cama. A primeira é rechear saquinhos plásticos com arroz cru e colocá-los no freezer por no mínimo seis horas. Depois, é só espalhar as embalagens fechados por baixo dos lençóis, em volta da cama.

Outra dica é embrulhar as roupas de cama em um saco e levar ao congelador por 30 minutos antes de deitar. Na hora de dormir, basta retirar e colocar na cama lençol e fronha: eles estarão fresquinhos, sem estarem molhados. Por último, vale comprar um protetor impermeável de colchão, pois ele ajuda a não esquentar.

De olho na janela

O arquiteto Luis Nishi explica que a incidência direta de raios solares aumenta a temperatura do ambiente e isso pode ser minimizado com a aplicação de uma película adesiva UV nos vidros. O decorador Marcel Steiner indica ainda o uso de persianas de tela solar, que filtram a entrada de calor.

Se você prefere cortinas, Renata Castilho e Camila Buciani, da RCB Arquitetura & Design de Interiores, indicam a escolha de tecidos leves, como voil de linho. Mas sempre sem forro, para não esquentar o ambiente.

Detalhes pela casa

Se você ainda tem lâmpadas incandescentes, Karina indica fazer já a troca pelas de led, pois elas esquentam menos. Outra medida que traz alívio aos moradores é usar um umidificador portátil nos ambientes, para diminuir os efeitos do tempo seco.

Na decoração, Renata e Camila dão toques para não sofrer tanto. "Prefira tecidos naturais, como linho, seda e algodão, do que os sintéticos. Veludo, camurça e couro esquentam muito, por isso, se tiver móveis com estes tecidos o truque é jogar uma capa de sarja por cima, por exemplo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES